#FiqueemCasa: Isolamento em Jundiaí não chega a 60%

Publicada em 14/04/2020 às 12:54

Nem o feriado prolongado incentivou o aumento do índice de isolamento social, a principal das ações para conter o avanço do COVID-19. O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo estadual mostra que, no sábado (11), somente 53% dos moradores de Jundiaí respeitaram a restrição de circulação.

Apesar dos números de casos positivos do novo coronavírus e até os óbitos estarem na casa dos dois dígitos na cidade, a medição feita pelo SIMI indica que o isolamento em quatro datas medidas chegou, no máximo, em 57%, na sexta-feira, dia 10, data da Paixão de Cristo. (veja quadro abaixo)

A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e especialistas em áreas como Infectologia asseguram que somente com um isolamento igual ou superior a 70% será possível diminuir o contágio e, principalmente, evitar o colapso do sistema de saúde dos municípios.

Comparado com localidades vizinhas, Jundiaí fica atrás de cidades como Cajamar (62%) e Itatiba (71%). Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde jundiaiense simplesmente não será suficiente para atender a população, sob certos cenários analisados pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).


Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ, ilustrações UGIRC


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/14/fiqueemcasa-isolamento-em-jundiai-nao-chega-a-60/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original