Com apoio da Prefeitura, artesãs se reinventam e produzem máscaras
Publicada em 16/04/2020 às 16:36Até o início da pandemia do COVID-19, a artesã Vilma Florêncio produzia flores de tecido, tiaras, laços e bolsinhas. Sem ter mais como participar das feiras do “Jundiaí Feito à Mão”, promovidas pela Prefeitura de Jundiaí, e com as dificuldades para vender os produtos, ela passou a confeccionar máscaras de proteção. “As máscaras comecei a fazer agora, devido a pedidos das minhas clientes e amigas”, conta.
ENTRE EM CONTATO COM AS ARTESÃS
Vilma é uma das artesãs cujo trabalho está sendo divulgado pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), por meio da Diretoria de Turismo. Seu WhatsApp, assim como de outras costureiras, está sendo divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Jundiaí e as encomendas já começaram a chegar.

Vilma e suas máscaras: produção começou atendendo a pedidos de clientes e amigas
Criado pela Diretoria de Turismo, o Programa “Jundiaí Feito à Mão” tem como principal objetivo fomentar a atividade artesanal e, atualmente, conta com mais de 250 artesãos cadastrados. As atividades itinerantes, porém, tiveram que ser suspensas desde o início da pandemia.
Segundo a diretora de Turismo da UGAAT, Marcela Moro, foi feito um levantamento das artesãs que estão fazendo as máscaras e a propaganda via redes teve início nesta quarta. “Identificamos, inicialmente,14 artesãs que estão produzindo as máscaras e, tão logo começamos a divulgação, já tivemos artesãs que pegaram encomendas”, conta.
As máscaras têm preços a partir de R$ 3 e são confeccionadas em diversos materiais, como TNT e algodão, inclusive com tecido duplo. As estampas vão do branco simples aos coloridos e estampados. Na divulgação, também é informado em quais bairros estão as costureiras, para facilitar a entrega ou retirada.
Para a diretora, a ação colabora com o trabalho das artesãs e também oferece um serviço aos munícipes. “Lançamos essa divulgação ontem (15) como forma de incentivar a comercialização e, mesmo tempo, oferecer à população uma forma de ficar protegida”, conta.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/02/2025
Festa da Uva e Expo Vinhos bate recorde de visitantes e se consolida como ‘Paixão de Jundiaí’
-
16/02/2025
40ª Festa da Uva de Jundiaí encerra edição histórica com sucesso de público e impacto econômico positivo
-
15/02/2025
40ª Festa da Uva: penúltimo dia reúne milhares de visitantes e celebra tradição jundiaiense
-
15/02/2025
Festa da Uva recebe motociclistas em encontro de inclusão
Baixe as fotos desta notícia na resolução original