Novo prédio da UBS Jardim do Lago é aberto para atendimento a casos suspeitos de COVID-19

Publicada em 27/04/2020 às 16:06

Esperada pela população há décadas, o prédio da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim do Lago começa a funcionar nesta segunda-feira (27), especificamente para o atendimento de casos suspeitos de síndrome gripal, no modelo de Unidade Sentinela (US). Amplo (mais de 540 metros quadrados de área construída), o prédio vem a agregar o atendimento de saúde da Rede de Atenção Básica – que, ao longo dos três anos de gestão, recebeu investimentos para a qualificação e ampliação -. Neste momento, o espaço atende especificamente os casos que possam ser suspeitos do Novo Coronavírus, para facilitar o acesso ao cuidado pela população, em um espaço dedicado. Assim que a pandemia for debelada, o prédio será a sede do atendimento da população.

Usuários com sintomas gripais são avaliados e encaminhados para os atendimentos necessários na Unidade Sentinela

De acordo com o prefeito Luiz Fernando Machado, a cidade se antecipou na organização das ações de Saúde, desde a capacitação dos profissionais até a melhoria da capacidade de atendimento. “A primeira providência tomada no enfrentamento ao coronavírus em Jundiaí foi restruturar a rede de saúde. Hoje,  pouco mais de 40 dias após o início das medidas práticas, podemos dizer que tivemos êxito nesse processo. No São Vicente, por exemplo, são 117 leitos criados exclusivamente para atender aos pacientes com a COVID-19”, ressalta. “Na rede básica, não foi diferente.  O conceito das Unidades Sentinelas foi implantado de forma assertiva para organizar o fluxo e oferecer agilidade ao atendimento de casos suspeitos”, explica o prefeito.

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, lembra que, o investimento para a construção da nova UBS Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira s/n) foi feito por contrapartida de empreendimento imobiliário, no valor estimado de R$ 1,5 milhão. “Quando superarmos a crise da COVID-19, o espaço passará a integrar a rede de Atenção Básica com o cardápio completo de atendimento, com consultas, três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), atendimento odontológico e ampliação de horário de funcionamento (até 19h)  e 25% mais oferta de horas médicas (de 96h para 120h semanais)”, explica. O gestor ainda lembra que, durante o período em que o novo espaço está sendo usado como US, a antiga UBS Jardim do Lago (Rua Filomena Ricci, 89) permanece em uso pela população para todos os atendimentos necessários.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/27/novo-predio-da-ubs-jardim-do-lago-e-aberto-para-atendimento-a-casos-suspeitos-de-covid-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original