Retomada gradual da rotina escolar inclui formação continuada dos educadores

Publicada em 04/05/2020 às 18:53

Como parte da programação gradual de retorno das aulas da Rede Municipal de Ensino, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) tem mantido em plataformas digitais as iniciativas pela formação de docentes. O ambiente, batizado de “Eu Indico!”, fica hospedado no aplicativo Google Sala de Aula, na plataforma Google, e as orientações para o acesso foram enviadas pela UGE às 109 unidades escolares que compõem a rede ainda em abril.

A formação em plataformas digitais visa evitar a circulação e aglomeração de pessoas, garantindo a continuidade da formação dos educadores. Grupo esse que é compreendido pela UGE não somente entre os professores, mas também os agentes de desenvolvimento infantil (ADI), assistentes de administração, cozinheiros e agentes operacionais. No total, são mais de 3,5 mil profissionais atingidos, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

A gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques, explica que o uso da plataforma Google facilita o acesso de todos os colaboradores. “Foi criada uma Sala de Aula para que cada escola desenvolvesse seus trabalhos e, além do material disponível, estão também programadas as realizações de ‘lives’, com profissionais renomados, em parceria com a TVTEC. Já nesta semana, haverá uma com o professores Valther Maestro, nesta quarta (06), às 9h, e com a professora Lourdes Atié, nesta quinta (07), às 9h, para falar da relevância da Educação em tempo de Covid. Este período diferente trará a todos um novo jeito de olhar a vida, gerar e adquirir conhecimento. Por isso, acreditamos que esta experiência online irá contribuir bastante e a UGE tem trabalhado muito para isso”.

Auditórios com pessoas sentadas e das mulheres em pé, sobre palco, fazendo apresentação

Formação contínua dos educadores segue com realização em plataformas digitais

Segundo a diretora do Departamento de Formação da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Tânia Gurgel, a oferta faz parte da formação continuada aos educadores e está disponível desde abril, quando da interrupção das aulas. “E nesta segunda (04), com o retorno das férias, conforme as adequações no calendário letivo, nossos educadores já encontram novos materiais disponíveis na plataforma, sejam as equipes gestoras que retornaram às unidades escolares, sejam os demais educadores que retomaram o regime de teletrabalho.”

Na Sala “Eu Indico”, os educadores podem acessar os conteúdos de vídeos e leituras para sua formação. Cada unidade gerencia o uso das ferramentas e os educadores têm acesso de casa aos conteúdos, atualizados semanalmente, às segundas-feiras.

A fim de prestar auxílio à rede, o Centro de Línguas e Tecnologia da Informação preparou também tutoriais para os educadores que tiverem dúvidas sobre a ativação de e-mail, acesso à Sala de Aula e aos materiais e como instalar os aplicativos Google For Education e Google Sala de Aula no celular e computadores. O link para o material também foi disponibilizado pelo e-mail que a UGE enviou às unidades escolares.

Mais formação
No mês de maio, cada unidade escolar terá sua sala virtual para momentos de Hora de Estudo Pedagógica coletiva. A primeira formação oferecida pela UGE será “Gestão de Emoção em Tempos Difíceis”. A proposta é lançar mensalmente um tema de discussão, por meio de vídeo e material de apoio, permitindo que os educadores dialoguem sobre sentimentos, percepções e demandas frente às mudanças que a nova rotina impôs às suas atividades e à grande quantidade de informações com que se deparam cotidianamente.

O primeiro tema, a ser lançado na próxima quarta-feira (13) será “O educador e as relações em tempos de crise”. Outros cinco temas serão lançados ao longo do ano, relacionando o acolhimento aos alunos, escuta especializada, a comunicação da escola com as famílias, mudança de rotinas e a importância da coletividade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/04/retomada-gradual-da-rotina-escolar-inclui-formacao-continuada-dos-educadores/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original