DAE leva esgotamento sanitário aos moradores das regiões do Champirra e Mato Dentro
Publicada em 14/05/2020 às 17:02Contar com a rede de esgoto na porta de casa: a DAE e Prefeitura de Jundiaí deram início, em maio, à implantação do sistema de esgotamento sanitário nas regiões do Champirra e Mato Dentro. Os projetos executivos das redes coletoras de esgoto também estão em andamento.

Serão executados 12 quilômetros de emissários no Champirra e quatro quilômetros no Mato Dentro, além do projeto executivo das redes coletoras
Com recursos do governo federal, por meio do IN29, serão executados 12 quilômetros de emissários no Champirra e quatro quilômetros no Mato Dentro. Além disso, será realizado o projeto executivo de 16 quilômetros de redes coletoras no Champirra e mais sete quilômetros no Mato Dentro.
“A Prefeitura e a DAE tinham o compromisso de levar o esgotamento sanitário a estas regiões, ainda não atendidas por estarem em locais mais distantes do centro da cidade. Agora estamos avançando em direção a estes bairros. O objetivo é, cada vez mais, buscar a universalização do saneamento”, avalia Eduardo Santos Palhares, diretor presidente da DAE.
Moradores dos bairros Santa Fé, Vivenda, Maltoni, Espelho d’Água, Antenor Azzoni, São Jorge, Piemonte, Recanto Florestal, São Pedro e Chácara Itamar serão beneficiados. Entre eles, está a dona de casa Maria Rodrigues de Melo Citrangolo, que mora no Mato Dentro há mais de 20 anos e batalhou pela conquista.
“Deixar a fossa e ter a rede de esgoto é ganhar saúde e qualidade de vida. Foi uma luta grande, mas é uma necessidade e uma obra muito importantes. Toda melhoria de infraestrutura que sai aqui tem o meu dedo. O pessoal está contente”, conta.
Em conjunto, a DAE vai começar as obras de implantação de sete quilômetros de adutoras e de uma Estação Elevatória de Água, com recursos próprios. Já as redes de distribuição de água, que terão dez quilômetros, serão feitas em parceria com a população local.
Pacote de obras
A obra de esgotamento sanitário no Champirra e Mato Dentro integra a Instrução Normativa 29 (IN29), que regulamenta a seleção pública de projetos financiados com recursos do FGTS viabilizados pelo governo federal, tendo a Caixa Econômica Federal como agente financeiro.
O pacote inclui ainda as obras para ampliação da capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú, já em andamento, ações de combate a perdas de água e a formulação do projeto executivo e licenciamento ambiental do novo sistema de abastecimento de água do Vetor Oeste, estes últimos também com contratos já assinados.
Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí
Foto: DAE Jundiaí
-
11/02/2025
DAE Jundiaí entrega Relatório de Qualidade da Água
-
26/12/2024
Obras da usina fotovoltaica, na sede da DAE, têm início
-
17/12/2024
Estações de Tratamento de Água da DAE conquistam a ISO 9001:2015
-
16/12/2024
Obras de remanejamento da DAE Jundiaí chegam à Vila Argos
Baixe as fotos desta notícia na resolução original