Educação prossegue com transmissões pela TVTEC para capacitação dos educadores

Publicada em 14/05/2020 às 17:01

Com transmissão aberta e ao vivo pela TVTEC, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) realizou na manhã desta quinta-feira (14) mais uma videoconferência de capacitação para os educadores da rede. Com a moderação da gestora, Vastí Ferrari Marques, o encontro teve como convidada especial a escritora e docente universitária Nora Cavaco, que tratou do tema “O desafio da Educação Inclusiva em tempos de pandemia de Covid-19”, diretamente de Portugal, e tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Nora, que já esteve em Jundiaí nas ocasiões da 2ª e 3ª Semana de Atualização Pedagógica (SAP), respectivamente, no ano passado e neste ano, tratou no encontro desta manhã de diversos aspectos como: a realidade do país europeu, que já está em fase de readaptação; a importância do contato na aprendizagem; os esforços das famílias e dos educadores como comunidade educativa; equidade e igualdade; quebra de barreiras; e da nova realidade da educação inclusiva utilizando-se das ferramentas digitais.

Vastí compartilhou a experiência jundiaiense com Educação Inclusiva, tema de principal estudo da pesquisadora portuguesa. “A escola das diferenças não é a escola dos excluídos, mas sim a que pensa nas dificuldades e potencialidades de cada um desses indivíduos. Em nossa rede temos 783 alunos com deficiência, dos quais 678 já com laudos diagnósticos e pouco mais de cem em avaliação. E desses mais de cem também na Educação para Jovens e Adultos (EJA). Jundiaí acredita na inclusão de fato e conta ainda com os esforços de seus educadores e de instituições parcerias, com quem dividimos os esforços em rede”.

Captura de imagem de tela de televisão, com dois quadros, com uma mulher em plano acima do peito e rosto em cada, e homem no canto inferior direito fazendo gestos com as mãos

Sobre Educação Inclusiva, videoconferência contou com a tradução simultânea em Libras

A videoconferência, nomeada “Educação em tempos de pandemia” foi transmitida pela TVTEC em seus canais nas redes sociais e da televisão a cabo.

Formação docente
Por meio do Departamento de Formação, os educadores da rede têm realizado as capacitações de rotina por meio de reuniões virtuais durante o isolamento social e retomada gradual das rotinas escolares. Hospedado no aplicativo Google Sala de Aula, na plataforma Google, eles encontram conteúdos como indicações de leituras, vídeos e sugestões de reflexões sobre as mudanças do período, sob supervisão das equipes gestoras das unidades escolares.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/14/educacao-prossegue-com-transmissoes-pela-tvtec-para-capacitacao-dos-educadores/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original