Unidade Sentinela é referência para atendimento de sintomas gripais

Publicada em 14/05/2020 às 19:26

Febre, coriza, garganta doendo ou tosse são sintomas de gripe comum e também do Novo Coronavírus. Por conta disso, a orientação dos órgão mundiais de Saúde é para o isolamento assim que identificados os sintomas para evitar a transmissão para outras pessoas. Em Jundiaí, a partir de definição do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, o atendimento aos casos de síndrome gripal está sendo realizado nas Unidades Sentinelas montadas nas Unidades Básicas de Saúde Anhangabaú, Rami, Clínica da Família Novo Horizonte, Ruy Barbosa e o novo prédio do Jardim do Lago, no horário de funcionamento de cada unidade.

A exclusividade de atendimento aos casos gripais em ambientes com fluxos controlados e triagem prévia, além de oferecer atendimento rápido para a população, reduz a possibilidade de disseminação das vírus gripais. “As Unidades Sentinelas foram implementadas para oferecer atendimento próximo das residencias da população, facilitando o acesso ao cuidado. Ao iniciar os sintomas gripais, a pessoa deve procurar pelo espaço se tiver febre por mais de dois dias associada a mais algum sintoma. Com a avaliação médica e indicação, será agendada a realização do teste rápido para COVID-19, conforme a data de início dos sintomas. Dependendo do período de viremia (que determina a existência de anticorpos ao vírus Sars-CoV-2), o teste poderá ser realizado imediatamente”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Unidade Sentinela realiza atendimento de população com síndrome gripal

Ainda de acordo com o gestor, entre as ligações recebidas no Disque 156 Coronavírus, muitas são as dúvidas em relação à busca pelo atendimento. “Quem apresenta síndrome gripal deve se isolar. Por isso, quem trabalha, busque pelo atendimento médico, seja da empresa ou no serviço público, para evitar a transmissão da doença para outras pessoas. Tanto pode ser o Novo Coronavírus como outras doenças respiratórias que podem desencadear agravos em pessoas dos grupos de risco como idosos e pacientes com comorbidades”, alerta.

Jundiaí conta com 20 mil testes rápidos para COVID-19 que serão aplicados entre a população que registrou síndrome gripal nos últimos 40 dias. O índice de testagem coloca a cidade acima de países como a Alemanha, tida como a melhor tática de mapeamento da doença, no mundo. Jundiaí testará 47 pessoas a cada 1 mil habitantes, conta 25 pessoas a cada 1 mil da Alemanha.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/14/unidade-sentinela-e-referencia-para-atendimento-de-sintomas-gripais/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original