Testes Rápidos: Jundiaí avança na identificação dos casos de COVID-19

Publicada em 26/05/2020 às 15:59

A aplicação dos testes rápidos de COVID-19 entre a população que registrou sintomas gripais nos últimos 50 dias e seus comunicantes tem resultado no aumento da quantidade de casos positivos da doença em Jundiaí. O crescimento é esperado, já que a ação reduz a subnotificação e demonstra a real situação do Novo Coronavírus no cenário jundiaiense. Com a aplicação do Inquérito Epidemiológico nos assintomáticos, a partir desta terça-feira (26), pela segunda fase do estudo, a intenção é mapear o avanço da doença.

Jundiaí adquiriu 10 mil testes rápidos COVID-19 para a testagem de índices de anticorpos diferentes, com a identificação do contato recente e (IgM) e anticorpos de memória, ou seja, que já teve contato e não está em período de transmissão (IgG) e recebeu do Ministério da Saúde a mesma quantidade, para a testagem IgG. A aplicação é realizada conforme o quadro dos usuários, evitando sempre o deslocamento durante o período de viremia (transmissão do vírus).

“Desde que começamos a testar os profissionais da Saúde, Segurança, motoristas e cobradores do transporte público, além da população notificada com sintoma gripal e seus comunicantes, além daqueles que tiveram sintomas e não passaram por serviço de saúde, trabalhamos a redução da subnotificação da cidade. Um grave problema que as cidades sem testes disponíveis para a ampliação da cobertura enfrentam. Jundiaí está à frente até de países como a Alemanha, que testa 25 pessoas a cada 1 mil.  Agora, com a implementação dos testes PCR, chegaremos a 52 testes por 1 mil habitantes”, ressalta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Testes rápidos serão aplicados na população notificada com sintomas gripais para identificar avanço do Novo Coronavírus

Aplicação
Os testes rápidos possuem acurácia a partir do 8º dia de sintomas. O protocolo estabelecido para a testagem das pessoas que tiveram sintomas é a partir dos 15º dia, desde que não apresente sintomas. “É fundamental o isolamento da população a partir do surgimento do sintoma gripal por 14 dias. Somente desta forma é possível conter o avanço da doença e reduzir a ocorrência de casos graves”, explica a diretora do Departamento de Regulação, da UGPS, Fabiana Barrete Alcântara.

Desde o início da testagem até o levantamento realizado às 10h desta terça-feira (26), 3.839 testes foram realizados, sendo 356 confirmados. Deste total, 175 identificaram o índice IgM, de contato recente com o vírus Sars-CoV-2. Segundo a diretora, o percentual de positividade é de 9,27%.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/26/testes-rapidos-jundiai-avanca-na-identificacao-dos-casos-de-covid-19/
Leia mais sobre