“Música em Casa” traz apresentações diárias e inéditas da Orquestra Municipal
Publicada em 29/05/2020 às 14:46No ano em que completa dez anos desde a sua criação, a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) tem driblado o isolamento social para manter suas apresentações ao público. Por meio de vídeos gravados em casa e disponíveis no site da Cultura e na playlist #FiqueemCasaJundiaí da Prefeitura, de segunda a sexta-feira os músicos da Orquestra compartilham suas apresentações inéditas pela série “Música em Casa”.
As apresentações individuais ou em grupos, respeitando o distanciamento, trazem os esforços do corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e um repertório selecionado e diversificado. Nesta sexta-feira (29), por exemplo, Valdiner Rossi, no violino, e Valter Kakizaki, na viola, apresentam “Libertango”, do compositor argentino Astor Piazzolla.
O gestor da UGC, Marcelo Peroni, reforça a importância de levar, com segurança, conteúdos artísticos à população. “Nosso trabalho neste período tem se preocupado em manter a segurança dos nossos artistas, em suas casas, mas produzindo conteúdo artístico de qualidade para os jundiaienses. Nesse sentido, surgiram diversas iniciativas e o reconhecimento do público e da imprensa, como a Folha de S.Paulo e a TV Gazeta”.
A diretora artística e regente da OMJ, Cláudia Feres, explica que a “temporada virtual” já conta com 50 conteúdos inéditos já produzidos ou em fase de produção. “Este é um momento em que precisamos de arte e cultura, e tivemos a feliz notícia, já no início do isolamento, que a Prefeitura iria manter nossos contratos. Entre os trabalhos já produzidos, podemos destacar alguns, as parcerias com os demais corpos artísticos da Prefeitura, um especial em homenagem às mães no início do mês, uma capacitação sobre orquestra para os professores da rede municipal e um vídeo em que todos os nossos músicos, em isolamento, apresentam juntos “Fuga y Misterio”, também de Piazzolla, que teria sido apresentado em nossa temporada presencial. Isso para citar alguns exemplos. A OMJ estará presente na vida da cidade, por enquanto, virtualmente, mas esperamos que possa voltar a sê-lo presencialmente em breve”.
Além dos conteúdos inéditos, às quintas-feiras, a OMJ propõe ainda um #tbt10anos, com trechos de apresentações realizadas em seus dez anos de existência. Esse conteúdo também se encontra disponível no site da Cultura e na playlist #FiqueemCasaJundiaí da Prefeitura, assim como outros conteúdos, como o concerto “Clássicos em Movimento: 108 anos do Teatro Polytheama”, realizado em dezembro do ano passado.
Mais corpos artísticos
Além de espetáculos e apresentações já realizadas, os outros corpos artísticos ligados à UGC também têm produzido conteúdos exclusivos e online para a população. A Cia. Jovem de Dança tem realizado práticas diárias com seus bailarinos, com transmissões ao vivo, participação gratuita e parceria com outras companhias de dança do país.
Já a Companhia de Teatro de Jundiaí publica diariamente, sempre às 18h24, um vídeo da Quarentena de histórias, com a contação de histórias por seus atores de segunda a quinta-feira e a participação de um convidado especial às sextas-feiras.
O Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças (idades entre oito e onze anos) e o Coral Municipal de Jundiaí (adultos) têm realizado ensaios pela internet. As inscrições gratuitas para ambos também seguem abertas, com participação voluntária, e audições online, em datas informadas após a confirmação das inscrições.
As aulas do programa de Oficinas Culturais também ficam disponíveis no site da Cultura, para os alunos inscritos e outros interessados.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original