Jundiaí amplia leitos públicos em UTI e enfermaria exclusivos para COVID-19

Publicada em 08/06/2020 às 18:19

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí iniciou o planejamento para atendimento aos casos do Novo Coronavírus ainda no mês de fevereiro, com a reorganização dos fluxos dos serviços, criação de leitos exclusivos, além dos espaços de atendimento pelas Unidades Sentinelas. Neste mês, para suprir a demanda e atendendo ao Plano de Enfrentamento e Contingenciamento à COVID-19, o Hospital São Vicente criou 16 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas bem como outros 19 leitos de enfermaria específicos para o atendimento aos pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19.

Desde o início da pandemia, ainda em março, o HSV contava apenas com 16 leitos para o atendimento exclusivo aos pacientes do Novo Coronavírus em UTI. Em 17 de março, a partir de parceria firmada com o Hospital Regional, foi possível saltar para 69 leitos de UTI exclusivas e 48 leitos de enfermaria para o atendimento. Em maio houve a necessidade de ampliação dos leitos de enfermaria, passando para 63. Em junho, com a previsão do início do pico das ocorrências de casos de COVID-19, a estrutura para atendimento público saltou para 85 leitos de UTI e 82 leitos em enfermaria, ambos exclusivos para os casos do Novo Coronavírus.

Novos leitos exclusivos foram criados no mês de junho para o atendimento exclusivo aos pacientes suspeitos ou confirmados do Novo Coronavírus

“Jundiaí conta com planejamento feito por técnicos especializados, que se baseiam no cenário epidemiológico diário para o acionamento dos recursos necessários para o melhor atendimento à população. O HSV é o hospital base e referência para o cuidado aos pacientes do sistema público da região de Saúde de Jundiaí. Por isso, a abertura de mais vagas também leva em consideração a necessidade dos mais de 800 mil habitantes das sete cidades. Jundiaí ainda investiu em testagem, com a aquisição de 10 mil testes rápidos – e a recepção de outros 10 mil do Ministério da Saúde – e outros 2 mil PCRs para identificar, isolar, bloquear e tratar os casos rapidamente”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, os investimentos realizados no setor, ao longo dos últimos anos, corroboraram para o bom desempenho da cidade no combate à pandemia. “Os investimentos em novas Unidades Básicas de Saúde, melhorias nas estruturas e mais serviços de Urgência e Emergência, possibilitaram adequar o atendimento com portas exclusivas para os pacientes com sintomas suspeitos de COVID-19. Todas as medidas foram tomadas de forma a evitar os contatos das pessoas suspeitas com quem busca por outros serviços”, explica.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/06/08/jundiai-amplia-leitos-publicos-em-uti-e-enfermaria-exclusivos-para-covid-19/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original