Prefeitura de Jundiaí e entidades do comércio distribuem 5 mil máscaras no Centro

Publicada em 11/06/2020 às 13:41
Colaborador da CDL entrega máscara a munícipe na Rua Barão de Jundiaí

Colaborador da CDL entrega máscara a munícipe na Rua Barão de Jundiaí

Cinco mil máscaras de pano foram distribuídas à população na manhã desta quinta-feira (11) no Centro de Jundiaí, em uma iniciativa da Prefeitura, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) para conscientizar os munícipes da importância do uso do acessório, ajudando no combate à pandemia do Novo Coronavírus.

A doação feita pela Administração Municipal foi articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), sendo destinada pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para o atendimento às necessidades identificadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).

No feriado de Corpus Christi, a CDL e o Sincomercio mobilizaram 15 pessoas para a entrega das máscaras, que aconteceu em vias com grande concentração de lojas, como as ruas do Rosário, Barão de Jundiaí e Rangel Pestana. Receberam a máscara tanto quem já usava o acessório (que era a maioria) quanto os que ainda estavam sem ele.

“É ótima esta iniciativa de entregar máscaras à população. Tem gente que vive na rua e não tem dinheiro para comprá-las”, disse a auxiliar administrativo Talita Gonçalves Santana. “As pessoas têm que se conscientizar da importância de se prevenir contra a COVID-19. Ainda tem muitas delas que não estão se prevenindo”, emendou Talita.

Talita Gonçalves Santana aprovou iniciativa da Prefeitura e entidades do comércio de Jundiaí

Talita recebeu seu acessório e aprovou iniciativa da Prefeitura e de entidades do comércio de Jundiaí

“Nosso objetivo é ajudar na conscientização deste novo hábito de proteção que, agora, faz parte do nosso cotidiano. Com ações simples como essa, a intensificação dos hábitos de higiene e o isolamento social, conseguiremos reduzir o número de casos na cidade e retomar às atividades econômicas e sociais de forma consciente”, avaliou Edison Maltoni, presidente da CDL e do Sincomercio Jundiaí.

As máscaras doadas nesta quinta-feira foram indicadas pelo Ministério da Saúde (MS) para uso como barreira física à disseminação de gotículas provenientes da respiração e da fala, que são canais de propagação da COVID-19.

Para o gestor da UGPS, Tiago Texera,  o uso da máscara é essencial para ajudar a conter o avanço do vírus  Sars-CoV-2. “O CEC tem implementado ações para combater a pandemia e a distribuição das máscaras faz parte das iniciativas, além da testagem e orientação quanto à higiene das mãos e ambientes, explica.

Os interessados em colaborar devem entrar em contato pelo site da Prefeitura de Jundiaí, na página ‘Coronavírus‘, pelo e-mail redecooperacao@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone 4589-8602.

 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/06/11/prefeitura-de-jundiai-e-entidades-do-comercio-distribuem-5-mil-mascaras-no-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original