Serra do Japi: Visitação deve ser consciente em tempos de pandemia

Publicada em 17/06/2020 às 13:15
Pessoas não podem ocupar a Serra do Japi com excesso de carros e descumprir a lei

Pessoas não podem ocupar a Serra do Japi com excesso de carros e descumprir a lei

Durante a pandemia do Novo Coronavírus, moradores de Jundiaí e de cidades próximas continuam a frequentar a Serra do Japi em grande quantidade e sem respeitar o distanciamento social, fundamental segundo as autoridades sanitárias de todo o mundo para reduzir o número de casos da COVID-19. Várias pessoas também insistem em não usar máscaras, o que pode facilitar a propagação da doença.

“A visitação à Serra do Japi deve ocorrer de forma consciente também em tempos de pandemia, sem a aglomeração de motoristas, pedestres e ciclistas, como temos visto acontecer com frequência nos finais de semana e feriados”, reforça a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vania Plaza Nunes. “Há ainda o problema de veículos andando em alta velocidade pelas ruas próximas à Reserva Biológica da serra, o que coloca em risco tanto quem mora no local quanto os animais que ali habitam”, emendou Vania.

Muita gente reunida sem a proteção devida não é o único problema nas proximidades do maior patrimônio ambiental da Região, mesmo com as ações preventivas promovidas frequentemente pela Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí. A GM vem realizando bloqueios para tentar conscientizar as pessoas. Algumas viaturas ainda usam seus autofalantes para passar mensagens de alerta aos munícipes e visitantes, seja para manter a higiene das mãos, usar máscaras e evitar aglomerações.

Quem usa a Serra do Japi sem respeitar a legislação do município está sujeito a pagar multas e responder processo na Justiça. Fazer churrasco constantemente e promover passeios de bicicleta, jipe ou de moto acabam gerando o acúmulo de pessoas, sujeira excessiva na serra, danos às árvores, fogueiras que podem se tornar queimadas, barulho, poluição e incômodo à fauna e a quem vive no local.

Guardas municipais e PMs vêm orientando motoristas, pedestres e ciclistas na serra

Guardas municipais e PMs vêm orientando motoristas, pedestres e ciclistas na serra

Dão o regramento à permanência de pessoas na Serra do Japi a Lei Municipal Complementar 417, de 2004, que rege a proteção do território, e o decreto 20.876, de 2007. É terminantemente proibida a entrada de indivíduos na Reserva Biológica da serra sem autorização e acompanhamento de pessoas autorizadas para as finalidades de pesquisa científica e educação ambiental monitorada.

“A grande maioria das propriedades da região é particular, com casas construídas nos bairros Santa Clara, Paiol Velho e Eloy Chaves. Visitantes e moradores interessados em reunir parentes e amigos no local devem entrar em contato com a Prefeitura de Jundiaí ou a Fundação Serra do Japi pelos telefones (11) 4817-8273 e 4589-8984, para saber como devem proceder quando estiverem no lugar”, lembrou a superintendente.

Fundação Serra do Japi colocou várias placas de orientação para conscientizar os visitantes

Fundação Serra do Japi colocou várias placas de orientação para conscientizar os visitantes

Novas placas
No início de 2020, a Fundação Serra do Japi instalou 10 novas placas na serra, visando orientar visitantes e moradores do entorno sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Cinco delas foram fixadas nas estradas de acesso à serra e as outras cinco em locais de grande fluxo de pessoas. Mesmo com estas placas, há indivíduos fazendo o contrário do que é recomendado.

Cada uma das placas traz a mensagem “Você está entrando em uma área de proteção ambiental. Respeite o Meio Ambiente e evite multas!”. Abaixo da frase estão pequenos desenhos (pictogramas) que indicam que, naquele trecho, é proibido promover encontros de veículos motorizados como jipes e motos de trilhas, nadar, caçar e fazer queimadas. “Mesmo assim, ainda há muitas pessoas desrespeitando a lei e sendo descuidadas quanto à prevenção ao Novo Coronavírus”, completou Vania.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/06/17/serra-do-japi-visitacao-deve-ser-consciente-em-tempos-de-pandemia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original