Famílias aprovam verduras no kit de alimentos distribuídos aos alunos

Publicada em 02/07/2020 às 18:33
Feliz, Wagner recebe seu kit na EMEB do Morada das Vinhas

Feliz, Wagner recebe seu kit na EMEB do Morada das Vinhas

Teve início na manhã desta quinta-feira (2) mais uma entrega mensal de kits de alimentos a alunos da Rede Municipal de Jundiaí. Como reflexo da crise causada pela pandemia do Novo Coronavírus, o Benefício de Alimentação Escolar, da Prefeitura, é destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade, matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os pais aprovaram a ajuda para que passem por este período alimentando melhor suas famílias, além de destacarem as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) inseridas nos kits. Este mês, a azedinha (ideal para ser consumida junto a outras verduras e em farofas) e o repolho integraram o kit. Teve ainda uma fruta – o abacaxi -, além de uma dúzia ovos.

“Os produtos que eu estou retirando serão fundamentais para mim e minha família. O cardápio estará variado e com verduras, o que é melhor ainda”, disse o motorista Eriverto Santos da Silva, pai de três crianças matriculadas na EMEB Prof. Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, no Morada das Vinhas. “A empresa em que trabalho teve uma redução muito grande de serviço. Antes da pandemia, ela fazia 28 viagens em ônibus executivos para São Paulo. Hoje está realizando apenas três”, emendou o motorista.

O auxiliar de logística Wagner Luiz Marinho estava desempregado há um ano, mas na próxima semana começará no novo emprego. Ele tem o enteado matriculado na escola e retirou seu kit com alegria e esperança por dias melhores. “Estou feliz pela ajuda que estou recebendo da prefeitura. Espero que esta situação difícil passe logo”, contou Wagner.

A entrega dos kits da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), vai até amanhã, das 8h às 16h, em todas as escolas municipais. O atendimento à demanda da alimentação aos estudantes em situação de vulnerabilidade teve início em março, logo que as medidas de suspensão das aulas foram decretadas. Cada aluno tem direito a um kit, composto por alimentos que seriam servidos na merenda se as escolas estivessem abertas.

Visita
A gestora da UGE, Vastí Marques, visitou nesta quinta a EMEB Prof. Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, para ver de perto a entrega dos alimentos. Ao todo, 352 kits foram montados pelos colaboradores da escola. “Prezamos o alimento escolar com produtos ‘in natura’. Ao invés de abrir uma lata, vale mais descascar um alimento mais saudável, como as PANCs”, afirmou Vastí. Outras escolas de Jundiaí oferecerão aos alunos verduras como capuchinha e folha de batata doce.

“A alimentação saudável ainda cria um hábito melhor em adultos e crianças, que terão uma saúde melhor se comerem mais verduras, legumes e frutas”, disse a gestora.

Gestora Vastí Marques acompanhou a entrega de kits nesta quinta-feira

Gestora Vastí Marques acompanhou a entrega dos kits nesta quinta-feira (2)

Cada kit entregue na unidade escolar do Morada das Vinhas é composto por arroz, feijão, óleo, leite em pó, farinha de milho e molho de tomate. Tem ainda cereal matinal e mingau ou massa de bolo e bebida láctea.

A Unidade de Gestão de Educação se antecipou às normativas federais, preservando a qualidade da alimentação das crianças que não estão, por conta da pandemia, frequentando o ambiente escolar. “Junto com o maço de azedinha, colocamos folhetos informando sobre a verdura e dando uma dica de receita de farofa de ovos com azedinha”, finalizou Silmara Antunes, diretora da EMEB.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/02/familias-aprovam-verduras-no-kit-de-alimentos-distribuidos-aos-alunos/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original