Jundiaí adere a plataforma online com conteúdos educativos para a rede de ensino

Publicada em 20/07/2020 às 17:44

Com a adesão da Prefeitura ao projeto “Vamos Aprender”, desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), os alunos de toda a Educação Básica no Município passarão a contar com acréscimo significativo de conteúdos educacionais para acesso online e gratuito durante o isolamento social.

No total, serão disponibilizados 320 programas pedagógicos, como vídeos interativos, exercícios, textos e orientações, de todas as áreas do conhecimento. Os programas serão veiculados na plataforma online de Educação e pela TVTEC, no canal 24 da NET, já a partir desta segunda-feira (20), por três horas diárias, de segunda a sábado, das 6h30 às 7h30, das 9h às 9h30, das 14h30 às 15h30 e das 18h30 às 19h.

Os conteúdos podem ser aproveitados por todos os alunos da rede, de quatro a dez anos, na Educação Infantil I e II e do Ensino Fundamental I, além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e são produzidos por diversas instituições, como o Canal Futura e a TV Escola.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), adesão ao projeto potencializa a atuação à distância das escolas junto aos alunos. “Por conta das condições trazidas pela pandemia, a UGE tem buscado utilizar todos os recursos disponíveis para chegar até as casas dos nossos alunos, que já vivem uma realidade bastante midiática. Sempre acreditamos no potencial e na elevada qualidade dos conteúdos produzidos pelo ‘Vamos Aprender’, que agora passa a potencializar e otimizar as nossas práticas pedagógicas”.

No total, serão disponibilizados 320 programas pedagógicos, como vídeos interativos, exercícios, textos e orientações, de todas as áreas do conhecimento.

Desenvolvido pelo Undime e Consed, o projeto “Vamos Aprender” conta com os apoios da Fundação Lemann, da Fundação Roberto Marinho, do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, destaca a importância da oferta de alternativas de ensino não presencial na pandemia: “É um importante passo para que o ensino remoto alcance todos os estudantes, como aqueles que não têm acesso à internet. É importante que os alunos brasileiros continuem aprendendo e se desenvolvendo durante o isolamento social”, diz Mizne.

A superintendente da TVTEC, Mônica Gropelo, conteúdos chegam à TV como forma de serviço de qualidade à população. “A TVTEC foi instituída em 2017 com a finalidade de se transformar na primeira escola pública municipal de mídias digitais do país. Esta grande missão, que vem se consolidando inclusive durante estes mais de quatro meses de pandemia, vai além da formação, qualificação e geração de conteúdos, auxiliando no projeto de empregabilidade do Município. Isso envolve a transmissão de conhecimento, democratização da produção e prestação de serviço para toda a sociedade. Tudo de forma gratuita e desmembrada em diversos canais: YouTube, Facebook, IGTV e Instagram, além do canal 24 na NET.”

A diretora do Departamento de Formação da UGE, Tânia Gurgel, explica que, paralelamente, a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), também cedeu conteúdos à Undime e ao Consed. “Fomos procurados pelo projeto por causa da ‘Quarentena de histórias’ da Cia. de Teatro, que despertou o interesse dessas organizações. Desta forma, não só os estudantes de Jundiaí poderão acessar novos conteúdos de qualidade, mas também o trabalho artístico realizado no Município chegará a pessoas de diversos locais do país”.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/20/jundiai-adere-a-plataforma-online-com-conteudos-educativos-para-a-rede-de-ensino/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original