Carnes, verduras e legumes, kit de alimentação terá produtos perecíveis neste mês

Publicada em 23/07/2020 às 12:16

O benefício do Kit de Alimentação Escolar do mês de julho, que será entregue pela Prefeitura de Jundiaí, entre os dias 28 a 31 aos pais – conforme escala informada pelas unidades às famílias – terá a novidade de ser composta por produtos perecíveis como legumes, verduras e proteína animal que poderá ser carne bovina ou frango, alimentos ricos em nutrientes para reforço da imunidade das crianças para o período de inverno.

Desde o início da oferta dos kits, no mês de março, a administração já distribuiu 74 toneladas de arroz, 23 toneladas de feijão, 22 mil dúzias de ovos, 23 toneladas de leite em pó e 20 toneladas de molho de tomate. Os kits distribuídos nos meses anteriores foram montados com oferta de alimento não perecível para a duração superior ao período de um mês. Por isso, a escolha dos nutricionistas da Unidade de Gestão de Educação (UGE) para a oferta perecível no mês de julho. Os kits ainda contarão com escovas de dentes para as crianças.

De acordo com a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques, desta vez serão distribuídos 17,1 mil kits com produtos perecíveis. “Como critério técnico para o reforço da alimentação das crianças, neste mês, o benefício contará com produtos que são ricos em nutrientes e vitaminas para que as crianças tenham reforço na imunidade. Estamos vivendo a pandemia da covid-19 e manter a alimentação saudável, com produtos frescos como as frutas, verduras e legumes. As carnes agregam mais valor nutricional ao prato, comenta.

As entregas serão agendadas com as famílias e começam no dia 28. Cada escola avisará os familiares ou responsáveis pelos estudantes para a retirada dos produtos, que devem ser transportados em sacolas higienizadas. Outra medida que a escola orienta é para que a pessoa responsável por fazer a retirada do kit compareça com máscara, pela determinação estadual de exigência de uso da proteção em qualquer deslocamento público.

Kit de alimentação começa a ser distribuído no dia 28 de julho; famílias serão avisadas e terão entrega agendada

Nutrientes

Segundo a diretora do Departamento de Nutrição e Alimentação (DAN) da UGE, Maria Angela Delgado, a escolha dos itens para a composição a cesta priorizou os nutrientes. “A beterraba ou a cenoura são ricas em nitratos e betaína que ajudam na recuperação muscular, na saúde hepática e é anti-inflamatória. Já a abobrinha ou o chuchu são fontes de fibras, vitaminas E, A e C, potássio, Zinco e selênio e atuam no sistema imune e intestino. A couve é rica em ferro, item fundamental para o bom desenvolvimento cognitivo das crianças e reforço contra anemia. Ainda nas escolas que contam com o projeto das PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais – um maço de uma espécie será entregue para a família enriquecer alimentação de toda a família”, detalha.

Cada kit contém 1 kg de composto lácteo, 1 kg de arroz doce ou canjica, 1 kg de polenta ou batata em floco; 1 pacote de bisnaguinha, 1 dúzia de maçã, 500 gr de beterraba ou cenoura, 500 gr de abobrinha ou chuchu, 1 maço de couve ou escarola (refrigeração), 1 pacote de almôndegas de frango com biomassa de banana verde ou filezinho de frango ou carne em cubos (refrigeração) e duas unidades de escovas de dentes infantis, entregues pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/23/carnes-verduras-e-legumes-kit-de-alimentacao-tera-produtos-pereciveis-neste-mes/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original