“Destinos inteligentes” são debatidos em reunião do Circuito das Frutas
Publicada em 05/08/2020 às 15:33O desenvolvimento de “Destinos Turísticos Inteligentes” na região, em parceria com o Senac, foi um dos itens da reunião do Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, realizada por meio de videoconferência nesta quarta (5). Estiveram presentes representantes de nove dos dez municípios que participam do circuito: Jundiaí, Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira e Morungaba.
Apresentado por representantes do Senac SP, que será responsável por sua implantação, o Projeto Destinos Inteligentes tem como objetivo instrumentalizar os municípios para que preparem estruturas turísticas diferenciadas e que facilitem a interação e integração do visitante, antes, durante e depois da viagem, e incrementem a qualidade de sua experiência, por meio do uso de metodologias e tecnologias inovadoras.

Plantação no bairro do Castanho: este ano, propriedades serão vistoriadas por amostragem
Derivado das Cidades Inteligentes (Smart Cities), o conceito de Destinos Turísticos Inteligentes provém da capacidade de cada destino de causar interações com os visitantes através de três pilares básicos – governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável – e prevê apoio às cidades para se qualifiquem neste sentido. A proposta foi aprovada pelos prefeitos participantes, para ser aplicada nos respectivos municípios.
Segundo a diretora de turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Marcela Moro, o conceito de Destinos Turísticos Inteligentes irá ampliar o desenvolvimento turístico dos municípios e da região como um todo. “A hora é de repensar o turismo, com base na capacitação, no fortalecimento da governança, na sustentabilidade e na reinvenção, focada em diferentes públicos”, explica.
Turismo
Formado por Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, o Circuito das Frutas destaca-se pela realização do turismo rural nas diversas propriedades existentes nesses municípios, aproveitando o potencial de produção de frutas historicamente presente na região, comouva, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
06/10/2025
Sexta no Centro traz edição especial Reggae Power para a Praça da Matriz dia 10
-
05/10/2025
‘Sabores da Gente’ chega à sua 5ª edição do ano no sábado (11) no Espaço Expressa
-
29/09/2025
Jundiaí comemora o Dia do Turismo com segmento cada vez mais fortalecido e aumento de visitantes nas Rotas Turísticas
-
26/09/2025
Festa da Uva e Expo Vinhos: edição de 2026 abre credenciamento para participantes nos diversos espaços da festa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original