“Destinos inteligentes” são debatidos em reunião do Circuito das Frutas

Publicada em 05/08/2020 às 15:33

O desenvolvimento de “Destinos Turísticos Inteligentes” na região, em parceria com o Senac, foi um dos itens da reunião do Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, realizada por meio de videoconferência nesta quarta (5). Estiveram presentes representantes de nove dos dez municípios que participam do circuito: Jundiaí, Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira e Morungaba.

Apresentado por representantes do Senac SP, que será responsável por sua implantação, o Projeto Destinos Inteligentes tem como objetivo instrumentalizar os municípios para que preparem estruturas turísticas diferenciadas e que facilitem a interação e integração do visitante, antes, durante e depois da viagem, e incrementem a qualidade de sua experiência, por meio do uso de metodologias e tecnologias inovadoras.

Plantação no bairro do Castanho: este ano, propriedades serão vistoriadas por amostragem

Derivado das Cidades Inteligentes (Smart Cities), o conceito de Destinos Turísticos Inteligentes provém da capacidade de cada destino de causar interações com os visitantes através de três pilares básicos – governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável – e prevê apoio às cidades para se qualifiquem neste sentido. A proposta foi aprovada pelos prefeitos participantes, para ser aplicada nos respectivos municípios.

Segundo a diretora de turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Marcela Moro, o conceito de Destinos Turísticos Inteligentes irá ampliar o desenvolvimento turístico dos municípios e da região como um todo. “A hora é de repensar o turismo, com base na capacitação, no fortalecimento da governança, na sustentabilidade e na reinvenção, focada em diferentes públicos”, explica.

Turismo

Formado por Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, o Circuito das Frutas destaca-se pela realização do turismo rural nas diversas propriedades existentes nesses municípios, aproveitando o potencial de produção de frutas historicamente presente na região, comouva, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/08/05/destinos-inteligentes-sao-debatidos-em-reuniao-do-circuito-das-frutas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original