Novo decreto da Prefeitura coloca Jundiaí na Fase Amarela

Publicada em 07/08/2020 às 15:19

Após 14 dias, Jundiaí alcança a terceira etapa – Fase Amarela – do Plano São Paulo de retomada econômica, com a possibilidade de abertura de mais serviços a partir desta sexta-feira (7). O avanço é oficializado em decreto municipal 29.185 publicado na Imprensa Oficial Extraordinária, embasado pela evolução positiva de índices da pandemia do novo coronavírus em Jundiaí. Com a nova determinação, passam a funcionar de forma regrada bares, restaurantes, cafés, salões de beleza, barbearia e similares, bem como academias, meios de hospedagem, serviços que estão desde o início da pandemia com as atividades suspensas.

A deliberação desta sexta-feira responde à queda nos indicadores de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em leitos públicos exclusivos para COVID-19 – que baixou de 75% para valores próximos a 55% – desde o dia 23 de julho, juntamente com a manutenção da média móvel de novos casos registrados da doença na cidade, sustentam o avanço para fases menos restritivas da pandemia. “Jundiaí se preparou para enfrentar a pandemia com leitos, Hospital de Campanha, testagem e serviços de atendimento específicos. Com o apoio e o comprometimento da população, foi possível avançar. Se faz necessário, no entanto, que a população mantenha as medidas de higiene e segurança sanitária adotadas para que gradualmente, com responsabilidade, tenhamos novas ações positivas”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Reabertura gradual é feita com base em regras específicas setorizadas

Com o decreto, passam a funcionar com limitação no quantitativo de pessoas e regras específicas para cada setor os bares, os restaurantes, os salões de beleza e as academias. Esses estabelecimentos devem atender aos regramentos sanitários específicos para cada setor, além das medidas já conhecidas como uso de máscaras, distanciamento social, desinfecção frequente dos espaços, disponibilização de álcool 70° para público e colaboradores. Os demais setores econômicos ainda seguem suspensos. O decreto com todas as determinações pode ser acessado no site da Prefeitura de Jundiaí, na página Coronavírus.

Os setores que anteriormente liberados são mantidos conforme determinações e regras anteriores. “A oportunidade de mais serviços em funcionamento, no entanto, não significa que os cuidados sanitários possam ser abolidos. É fundamental que a população se mantenha praticando a higienização frequente das mãos, o uso das máscaras e só saia de casa em casos essenciais. Os estabelecimentos autorizados ao funcionamento devem observar o regramento sanitário específico e rigoroso para manter os índices da COVID-19 nos patamares projetados. Somente atuando juntos é que poderemos combater a pandemia e alcançar novas fases menos restritivas da economia”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

O decreto completo pode ser acessado no Portal de Prefeitura de Jundiaí, na página Coronavírus.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/08/07/novo-decreto-da-prefeitura-coloca-jundiai-na-fase-amarela/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original