Jardim Sorocabana recebe doação de máscaras em tecido

Publicada em 10/08/2020 às 18:59

As agentes comunitárias de Saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Hortolândia, da Prefeitura de Jundiaí, entregaram máscaras de tecido para moradores do Jardim Sorocabana, área de vulnerabilidade social da cidade. Ao todo, na ação desta segunda-feira, foram entregues 2,5 mil máscaras para 600 famílias moradoras no local, identificado como área de vulnerabilidade pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC). O item é essencial para evitar a contaminação pelo vírus Sars-CoV-2, que desencadeia a infecção COVID-19. Além da proteção em tecido, a prática do isolamento e o distanciamento social, etiqueta respiratória e a frequente higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70° são essenciais para evitar o avanço da doença.

De acordo com a agente comunitária de saúde Jucileide Batista dos Santos, na função há 13 anos sempre atuando no bairro, a orientação sobre a necessidade do uso da máscara é constante. “Esta é a segunda doação feita às 600 famílias moradoras no local. São casas pequenas, de um cômodo em muitas situações. O uso da máscara é fundamental para evitar a contaminação, mas alguns ainda resistem. Com o nosso trabalho vamos orientando sobre a importância desse item e da higiene das mãos”, comenta. O bairro, que faz parte da Vila Hortolândia, tem cerca de 50 casos de COVID-19 confirmados.

Entrega de máscaras de tecido foi feita por agentes comunitários de saúde para moradores do Jardim Sorocaba

Ao longo desta semana serão realizadas entregas nas regiões do Vista Alegre, Santa Gertrudes, Ivoturucaia e Roseira. “Conforme os cenários epidemiológicos identificados pelos técnicos, são desencadeadas ações, inclusive a distribuição de máscaras, além de ações diretas dos agentes comunitários de saúde, que orientam os moradores sobre o cuidado que deve ser tomado para a prevenção à doença, bem como quando há um paciente confirmado ou suspeito de COVID-19”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Fauzia Abbou Abas Raiza.

Desde o início da pandemia já foram recebidas pela administração em doação da iniciativa privada cerca de 140 mil máscaras de tecido, que doadas em ações em terminais do transporte público, áreas de vulnerabilidade e em pontos estratégicos para evitar a disseminação da doença.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/08/10/jardim-sorocabana-recebe-doacao-de-mascaras-em-tecido/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original