Prefeitura cria página exclusiva para acompanhamento dos programas do Plano Plurianual (PPA)

Publicada em 11/08/2020 às 11:23

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), colocou em seu site uma nova página específica do Plano Plurianual (PPA) da cidade, relativo ao quadriênio 2018-2021. Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento inteligente, que permite ao cidadão ver em detalhes o andamento dos programas e dos investimentos previstos para o município de forma mais transparente.

Vale lembrar que o PPA é um plano de médio prazo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo governo (municipal, estadual ou federal) ao longo de quatro anos.

O novo site pode ser acessado nas home pages da Prefeitura, Portal da Transparência e Observatório Jundiaí e é atualizado bimestralmente. A ferramenta foi desenvolvida pela Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), por solicitação da Diretoria de Planejamento e Governança da UGGF. Cada unidade de gestão tem um responsável pela cobrança e coleta de informações a serem disponibilizadas na nova página.

Segundo Fernando Polo, diretor de planejamento e governança da UGGF, o site traz dados atualizados das ações, programas e metas de governo, colocados de forma clara e mensurável. “Estamos ampliando as informações e tornando-as mais acessíveis, inclusive com o acréscimo de gráficos que mostram as ações e programas executados e aqueles que ainda estão em andamento”, revela. “Mostramos a atuação responsável da gestão e os resultados obtidos para o cidadão”, emenda Fernando.

Fernando Polo destaca que o site traz dados atualizados das ações, programas e metas de governo, de forma clara e mensurável

Fernando Polo destaca que o site traz dados atualizados das ações, programas e metas de governo, de forma clara e mensurável

Três pilares
Elaborado sobre bases sólidas, o Plano Plurianual 2018-2021 de Jundiaí é sustentado por três pilares norteadores. O primeiro define um novo modelo de gestão para a cidade, alicerçado em inovadores métodos de trabalho e estruturado sob um moderno conceito de Plataformas de Serviços, um olhar para a multissetorialidade das políticas públicas.

No segundo, há a observância das diretrizes estabelecidas tanto no Plano de Governo proposto pelo prefeito Luiz Fernando Machado como no Plano Diretor, nos Planos Setoriais e nas demandas apresentadas pela sociedade ao longo do processo participativo de elaboração do PPA.

O terceiro pilar reforça o reequilíbrio da situação financeira e orçamentária do município, fator decisivo e limitante no alcance dos anseios da sociedade e que, portanto, exigem um árduo desafio na determinação das escolhas e das priorizações.

José Antonio Parimoschi, gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, destacou que a nova ferramenta, que se soma ao Observatório, será muito útil para que o contribuinte, que paga seus impostos, possa acompanhar o planejamento do governo. “Com isso, ele saberá como os recursos públicos estão sendo transformados em benefícios para a sociedade, a partir das prioridades selecionadas no PPA. Poucos municípios do Brasil têm esse nível de detalhamento para o cidadão”, completou Parimoschi.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/08/11/prefeitura-cria-pagina-exclusiva-para-acompanhamento-dos-programas-do-ppa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original