SAMU reforça estrutura para atendimento COVID-19
Publicada em 25/08/2020 às 17:53O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Jundiaí passa a contar com nove ambulâncias ativas para o atendimento da população em situação de urgência e emergência. O incremento de um veículo chega a partir de doação do Ministério da Saúde de uma nova Unidade de Suporte Básico e vem a agregar o suporte à população por conta da pandemia do Novo Coronavírus.
O serviço teve a frota ativa renovada em 100%, e atua com o acréscimo de equipes no atendimento da população de 50% no efetivo por conta dos atendimentos derivados do vírus Sars-CoV-2. Em média, o SAMU de Jundiaí atende a 2 mil ligações por mês que geram 1,1 mil deslocamento das equipes.
De acordo com o diretor do Departamento de Atenção Ambulatorial e Hospitalar da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Pierre Lambert de Oliveira, o veículo agrega maior segurança e padronização à frota ativa e de reserva. “Ao todo, a frota do SAMU contava com dez veículos, sendo oito ativos e dois na reserva (por conta da alta quilometragem e muitos anos de uso). Com a nova ambulância, aumentamos a frota ativa – passando para nove – e poderemos, assim que a pandemia cessar, padronizar a frota”, explica.
Em detalhes
O veículo, uma Sprinter Mercedes modelo 415 Sprinter 2019/2020, representa investimento de R$ 172,7 mil no serviço, que desde o mês de julho passou a atender com acréscimo de equipes, passando de três equipes diurnas para cinco e de duas noturnas para quatro em virtude da pandemia da COVID-19. “O atendimento a casos suspeitos ou confirmados do Novo Coronavírus exigem a desinfecção do aparato, a cada caso”, comenta.
O carro é dotado de duas pranchas, dois cilindros de (torpedo) de oxigênio, um cilindro (torpedo) de ar comprimido, equipamento GPS, sistema de ar condicionado digital, armário embutido na parede para armazenamento de materiais e medicamentos, maca, cadeira de rodas adequada, painel de controle com saída para oxigênio e ar comprimido e demais equipamentos necessários para a o atendimento.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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