Ação educativa contra a COVID-19 orienta para o uso correto da máscara

Publicada em 08/10/2020 às 13:41

O programa “Ação Saúde nos Terminais”, desenvolvido pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, esteve na manhã desta quinta-feira (8) no Terminal Colônia. A iniciativa tem por objetivo orientar a população sobre os cuidados para a prevenção da COVID-19, através de folhetos explicativos, além de distribuir máscaras de tecido e aferir temperatura e oxigenação dos usuários do transporte público interessados.

Os profissionais de Saúde reforçaram junto a alguns passageiros a forma correta de colocação da máscara, que deve cobrir o nariz e a boca, reduzindo assim a chance de contaminação das pessoas.

Uma das munícipes abordadas foi a aposentada Antônia Sousa de Oliveira, que aprovou o “Ação Saúde nos Terminais” e as informações que recebeu. “Tem gente que não está se cuidando. Este trabalho de conscientização é bastante válido”, disse Antônia, que é diabética. Sua irmã tem pressão alta e pegou o Novo Coronavírus, mas já está curada.

Aposentada Antônia Sousa de Oliveira, que é diabética, tem oxigenação aferida
Aposentada Antônia Sousa de Oliveira, que é diabética, tem oxigenação aferida

A ação educativa teve início nesta segunda (5) no Terminal Vila Arens e, no dia seguinte, ocorreu no Terminal Eloy Chaves. Nesta quarta (7), o trabalho aconteceu no Terminal Central. As pessoas identificadas nos terminais de ônibus com sintomas suspeitos da COVID-19 sairão com encaminhamento para atendimento no serviço de saúde específico mais próximo.

O “Ação Saúde nos Terminais” vem sendo desenvolvido pelos técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e vai até 14 de outubro, de forma rotativa, das 7h às 10h. Todos os sete terminais de ônibus de Jundiaí serão visitados novamente pelos profissionais de saúde da UGPS.

A ação também acontecerá nos terminais CECAP (9 de outubro), Hortolândia (13/10) e Rami (14/10). Durante a primeira semana da iniciativa, no início de agosto, foram abordados quatro mil usuários do transporte público com as mesmas orientações e procedimentos.

Além de entregar folhetos explicativos, profissionais da saúde mediram a temperatura dos passageiros
Além de entregar folhetos, profissionais da saúde mediram a temperatura dos passageiros

Prevenção

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da UGPS, Fauzia Abou Abbas Raiza, a iniciativa é preventiva. “Os terminais são locais de grande fluxo de pessoas e, por isso, é necessário que todos se atentem às orientações com os cuidados básicos e os sintomas. A pandemia continua e, se o indivíduo tiver qualquer alteração, será encaminhado para atendimento”, comentou. “Não podemos permitir que uma segunda onda da COVID-19 atinja Jundiaí”, finalizou Fauzia.

Os sete terminais de ônibus de Jundiaí possuem dispositivos de álcool em gel para que os usuários possam desinfectar as mãos antes e depois de utilizar os coletivos, além de balizadores de fila para ajudar no distanciamento das pessoas. A limpeza dos ônibus está sendo intensificada. “Oferecemos ainda a facilidade do uso do Bilhete Único como forma de pagamento da passagem, reduzindo a manipulação de cédulas”, finalizou Silvestre Ribeiro, gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/10/08/acao-educativa-contra-a-covid-19-orienta-para-o-uso-correto-da-mascara/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original