Passageiros do Terminal Hortolândia recebem orientações sobre a COVID-19

Publicada em 13/10/2020 às 10:18

O programa “Ação Saúde nos Terminais”, do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, esteve na manhã desta terça-feira (13) no Terminal Hortolândia. Foram distribuídos folhetos explicativos e aferidas a temperatura e a oxigenação dos usuários do transporte público interessados. A iniciativa tem por objetivo orientar a população sobre os cuidados para a prevenção da COVID-19.

Os técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) reforçaram ainda a forma correta de colocação da máscara, que deve cobrir o nariz e a boca, reduzindo assim a chance de contaminação das pessoas.

Luzia não deixa de usar máscara e de higienizar as mãos com álcool em gel
Luzia não deixa de usar máscara e de higienizar as mãos com álcool em gel

Luzia Sousa Santos é faxineira do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Jundiaí e elogiou o trabalho de conscientização que vem sendo feito nos terminais. “Há alguns dias, estava num ônibus e pessoas entraram. Logo, ficaram sem máscara e zombaram de quem estava protegido com o acessório”, destacou. “Eu não abro mão da prevenção, utilizando máscara e limpando as mãos com álcool em gel. Tenho sempre um frasco na minha bolsa”, emendou Luzia.

A ação educativa teve início no dia 5 de outubro no Terminal Vila Arens e, no dia seguinte, ocorreu no Terminal Eloy Chaves. Na quarta-feira da semana passada, o trabalho aconteceu no Terminal Central, na quinta, no Terminal Colônia, e na sexta, no CECAP.

As pessoas identificadas com sintomas suspeitos da COVID-19 sairão com encaminhamento para serem atendidas no serviço de saúde específico mais próximo. Esta etapa do trabalho será finalizada nesta quarta-feira (14) no Terminal Rami, das 7h às 10h.

Segunda fase do programa “Ação Saúde nos Terminais” termina nesta terça no Terminal Rami
Segunda fase do “Ação Saúde nos Terminais” termina nesta quarta no Terminal Rami

Atenção aos cuidados básicos

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da UGPS, Fauzia Abou Abbas Raiza, a ação junto aos passageiros do transporte público é preventiva. “Os terminais são locais de grande fluxo de pessoas e, por isso, é necessário que todos se atentem aos cuidados básicos e aos sintomas. A pandemia continua e, se o indivíduo tiver qualquer alteração, será encaminhado para atendimento”, comentou.

Os sete terminais de ônibus de Jundiaí possuem dispositivos de álcool em gel para que os usuários possam desinfectar as mãos antes e depois de utilizar os coletivos, além de balizadores de fila para ajudar no distanciamento das pessoas. A limpeza dos ônibus está sendo intensificada. “Oferecemos ainda a facilidade do uso do Bilhete Único como forma de pagamento da passagem, reduzindo a manipulação de cédulas”, finalizou Silvestre Ribeiro, gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/10/13/passageiros-do-terminal-hortolandia-recebem-orientacoes-sobre-a-covid-19/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original