UBS Tamoio realiza testes rápidos neste sábado (14) até as 16h

Publicada em 14/11/2020 às 10:48

Neste sábado (14) a UBS do Jardim Tamoio sedia mais uma ação em combate à pandemia, com a realização de testes rápidos para diagnóstico do coronavírus. São esperadas entre 200 e 300 pessoas até as 16h. A iniciativa é voltada aos moradores da região, uma das mais populosas de Jundiaí, que também engloba o Jardim Santa Rita, Balsan, Tupi, Cidade Nova 1 e Colônia.

O resultado do teste rápido sai em apenas 15 minutos, mas também estarão disponíveis testes do tipo Swab (cotonete estéril para coleta de amostra microbiológica) para sintomáticos, segundo o gerente da unidade de saúde, Diego Thomas Bernardes. “Nosso intuito é avaliar a situação de saúde nos bairros e dar as orientações adequadas; para isso contamos inclusive com médicos hoje na UBS”, afirmou.

Gerente da unidade, Diego Thomas, orienta os moradores: médicos estão de plantão na unidade

Assim como já ocorreu em outras unidades de saúde, a iniciativa também teve o objetivo de identificar pessoas infectadas através de avaliação e testagem, orientando sobre prevenção e também o que fazer mediante um resultado positivo. 

A diarista Lana Antonia de Souza, moradora da Colônia, foi logo de manhã à UBS, com o filho de 21 anos, para fazer o teste. Ela explica que trabalha em várias residências e muitos de seus patrões são idosos. “Por isso preciso me cuidar, porque eles são do grupo de risco; além disso meu filho já teve tuberculose, então é mais sujeito a ter a doença”, contou. Já Maria Aparecida Lopes, moradora do Tamoio, foi com uma amiga fazer o teste. Ela não teve sintomas, mas queria tirar a dúvida porque mora com a mãe idosa. “Muito boa a iniciativa, assim já ficamos sabendo logo os resultados”, disse.  

A diarista Lana respondendo ao questionário durante atendimento: trabalho com pessoas idosas requer mais cuidados

Moradores que se dirigem à UBS são recepcionados na área externa, respeitando o distanciamento social, e passam por uma entrevista. Caso apresentem alguns sintomas e estejam dentro do período determinado, entre o 4º e o 7º dia do surgimento dos primeiros sintomas, são encaminhados para o teste PCR. Os médicos de plantão no local também avaliam os casos positivos e recomendam as providências a serem tomadas. O teste também aponta o IGG, que indica se a pessoa já foi contaminada no passado e não está mais com o vírus; neste caso não há mais necessidade de isolamento.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/11/14/ubs-tamoio-realiza-testes-rapidos-neste-sabado-14-ate-as-16h/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original