Jundiaí é 10ª no Estado na retomada de postos de trabalho formais

Publicada em 27/11/2020 às 12:08

Pelo quarto mês consecutivo, Jundiaí apresenta resultados positivos na geração de empregos formais. Em outubro, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, foram criados 1.536 postos de trabalho com carteira assinada. O resultado do mês coloca a cidade como a décima melhor em geração de emprego no Estado de São Paulo.

Desde o mês de julho, a cidade apresenta boa escalada estatística. Considerando o acumulado desde julho, já foram gerados 4.156 empregos formais no município.

Em outubro, o setor de serviços liderou a criação de vagas, com 825 novos postos. A indústria vem em segundo lugar com 359 novas vagas, à frente do comércio, que teve saldo positivo de 237 vagas. Também houve significativa melhora na construção civil, com 86 vagas, e na agropecuária, com 29 postos.

Indústria foi o setor que mais gerou vagas no mês de outubro

“Todos os grandes grupos de atividade apresentaram saldo positivo. Houve uma melhora no cenário econômico. Jundiaí, devido à sua diversidade de atividade econômica, tem resposta rápida. A Administração atua para criar ambiente favorável aos negócios, o que faz com que o município não dependa de apenas um segmento. Somos um ponto fora da curva com atividade ampla e, a cada ano, crescemos como centro de negócios e serviços”, destaca o gestor da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Messias Mercadante.

O País e o Estado também mantiveram a boa recuperação, apesar do impacto causado pela pandemia de Covid-19. O Brasil apresentou no mês saldo positivo de 394.989 empregos formais, com variação mensal de 1,03%. No Estado, foram criados 119.261 novos postos de trabalho (variação mensal de 1%).

Portal da Empregabilidade
Para quem está em busca de colocação no mercado de trabalho, o PAT está operando a intermediação de mão de obra através do Portal da Empregabilidade, lançado pela Prefeitura de Jundiaí em maio passado. O sistema, desenvolvido pela CIJUN (Companhia de Informática de Jundiaí), coloca em contato empresas e candidatos a procura de empregos, além de divulgar cursos e notícias relacionadas ao mercado de trabalho.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/11/27/jundiai-e-10a-no-estado-na-retomada-de-postos-de-trabalho-formais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original