COVID-19: Prefeitos da AUJ discutem adequação de leitos e outras medidas

Publicada em 05/12/2020 às 13:58

O prefeito reeleito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, recebeu na manhã deste sábado (5), no Paço Municipal, os chefes do Poder Executivo – atuais e eleitos em 15 de novembro – das outras seis cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) para reunião de avaliação dos efeitos da pandemia do Novo Coronavírus na Região. Também foram convidados para o encontro os secretários de saúde dos municípios da AUJ.

Todos os participantes integram o Gabinete Integrado Regional de Transição, que visa alinhar e discutir providências em benefício de toda a população da Aglomeração, estimada em mais de 850 mil pessoas.

Gestor Tiago Texera apresentou números da COVID na Região
Gestor Tiago Texera apresentou números da COVID na Região

Entre os principais temas abordados, estão a adequação do número de leitos COVID, tanto para enfermaria quanto para UTI, no Hospital São Vicente de Paulo, e a intensificação das ações de combate a eventos clandestinos que geram aglomerações. Estas podem aumentar a taxa de contágio da doença nas cidades, impactando diretamente no serviço público de saúde.

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, apresentou os dados pandemia e as medidas em andamento. Segundo os números, em novembro, 25% dos infectados têm idade entre 15 e 29 anos, contra 13% da mesma faixa etária em maio. “Este crescimento acelerado nos preocupa. Jovens e adultos vêm se encontrando em baladas, festas e eventos e depois voltam para casa, podendo contaminar seus familiares, incluindo os mais idosos, o que pode gerar uma sobrecarga no sistema de saúde da Região”, destacou Tiago. “Vamos intensificar os testes de COVID na população, as ações preventivas e educativas e a fiscalização onde podem ser organizados eventos que geram aglomeração. Isso tem que ser feito por todas as cidades, o que trará resultados mais efetivos a todo a AUJ”, continuou o gestor.

“Estamos consolidando com os prefeitos, atuais e eleitos, as estratégias conjuntas de prevenção e combate ao Novo Coronavírus. Jundiaí é cidade referência no atendimento hospitalar, por isso precisamos atuar em sintonia com as demais cidades para garantir a assistência à saúde a todos que necessitarem”, afirmou Luiz Fernando. “A responsabilidade no controle da pandemia é conjunta: poder público, setor produtivo e população. Foi essa noção que nos permitiu um bom desempenho no enfrentamento à pandemia até este momento”, disse.

Prefeitos discutiram ações para enfrentar alta de casos do Novo Coronavírus na AUJ
Prefeitos discutiram ações para enfrentar alta de casos do Novo Coronavírus na AUJ

A sociedade pode colaborar nesta tarefa de reduzir a curva da doença, denunciando a ocorrência de eventos clandestinos pelos telefones 156 (Disk Coronavírus), 153 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar).

O prefeito ainda reafirmou que as atividades comerciais que seguem as regras do Plano SP de Flexibilização, do Governo do Estado (higiene, distanciamento e horário menor de funcionamento), serão preservadas. “Elas não podem ser punidas de forma alguma. Vamos estar atentos e atuar contra quem promove aglomerações. Temos que manter integração absoluta com as cidades da Região e vamos tomar as providências para que o Hospital Regional nos ajude. Desta forma, o Hospital São Vicente poderá atender mais casos de COVID, sejam em leitos de enfermaria ou de terapia intensiva”, completou o prefeito de Jundiaí.

Dos prefeitos com mandato em vigor, compareceram à reunião Eliane Lorencini Camargo (Jarinu), Juvenal Rossi (Várzea Paulista) e Marcão Marchi (reeleito em Itupeva). Dos eleitos no último dia 15 para governar suas cidades de 2021 a 2024, marcaram presença Mangini (Cabreúva), Débora Prado (Jarinu), Estanislau Steck (Louveira) e Professor Rodolfo (Várzea Paulista). Logo depois da reunião, aconteceu uma coletiva de imprensa virtual.

Presidente da AUJ, prefeito Luiz Fernando fala em coletiva de imprensa virtual
Presidente da AUJ, prefeito Luiz Fernando fala em coletiva de imprensa virtual

Decreto

Na próxima semana, a Prefeitura de Jundiaí vai publicar um decreto municipal detalhando as regras a serem aplicadas na cidade em sintonia com a fase amarela do Plano SP. O decreto vai contemplar a manutenção das atividades econômicas, de serviços, comércios e de entretenimento, respeitando a capacidade de público e o período de funcionamento previstos na fase amarela do Plano SP.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/05/covid-19-prefeitos-da-auj-discutem-adequacao-de-leitos-e-outras-medidas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original