Balanço 2020 – Crédito para empreendedores aumentou 200% este ano

Publicada em 29/12/2020 às 16:41

Gerar renda e emprego foi um dos maiores focos da administração no último ano. Para quem desejava empreender, apoio não faltou: até o mês de novembro deste ano, o Banco do Povo em Jundiaí havia liberado mais de R$ 1,2 milhão em créditos para empreendedores, um acréscimo de 200% em relação aos pouco mais de R$ 440,5 mil disponibilizados ao longo de todo o ano de 2019.

A assinatura de contratos também aumentou: foram assinados 165 até novembro de 2020, ante aos 68 firmados em todo o ano passado. O fornecimento de crédito é um dos pilares do programa Jundiaí Empreendedora, como parte dos esforços da Prefeitura e de outros agentes, como o Sebrae e a Associação Comercial e Empresarial (ACE), para fomentar o empreendedorismo durante a pandemia.

Em Jundiaí, o Banco do Povo é operacionalizado pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

O Banco do Povo é um programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, com recursos liberados pela Caixa Econômica Federal e aporte de recursos da Prefeitura Municipal, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades. Criado em 1997, chegou a Jundiaí dois anos depois. Em nossa cidade, o Banco do Povo é operacionalizado pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT).

Já a Incubadora Tecnológica de Empresas, gerida pela UGDECT e pelo Núcleo Softex, continuou recebendo orientação e mentorias mesmo durante a pandemia, principalmente nesse período de queda de vendas e incertezas quanto aos negócios. Desde março, a Incubadora tem prestado serviços on-line em apoio aos empreendedores incubados residentes e não-residentes, que hoje são 31 no total. Levando em consideração a necessidade de inovação em tecnologias e modelos de negócios, as startups podem participar de mentorias semanais on-line por Skype. As mentorias têm como foco a reinvenção dos negócios e capacitação gerencial, preparando os incubados para empreenderem no mercado.

A capacitação também teve papel fundamental. O curso de tecnólogo em Sistemas Embarcados – resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio da UGDECT, a empresa Siemens e o Centro Paula Souza (CPS) – foi apresentado oficialmente à cidade em julho e realizou seu processo de seleção no segundo semestre, preenchendo todas as 40 vagas disponíveis. O curso é gratuito e tem a duração de três anos. Na parceria com a Siemens os alunos atuam, durante o curso, em projetos e estudos de casos reais da empresa, aplicando o que aprenderam em situações reais, tendo a orientação e mentoria de profissionais da Siemens, além dos professores da Fatec.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/12/29/balanco-2020-credito-para-empreendedores-aumentou-200-este-ano/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original