Janeiro Branco: serviços são voltados para a saúde mental

Publicada em 08/01/2021 às 12:17

O mês de janeiro se inicia com o convite para reflexão sobre a saúde mental e emocional na vida de todos a partir da campanha brasileira “Janeiro Branco”, em vigência desde 2014. Em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) está estruturada para atender questões em saúde mental, desde casos leves até os de maior complexidade. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) tem atendimento completo para a população, composta por serviços que garantem cuidado à saúde mental em seus diferentes níveis (Atenção Básica, Atenção Especializada e Hospitalar). 

A Atenção Básica é composta por 35 UBSs, apoiadas por 7 equipes de Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF). Os serviços contam com psiquiatras, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, médicos psiquiatras, educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas, que prestam atendimento em conjunto com as Unidades Básicas . O formato do atendimento é individualizado, além de grupos terapêuticos (com formato adequado em virtude da pandemia), visitas domiciliares, consultas compartilhadas, assim, cuidando das pessoas com sofrimento psíquico leve e moderado. Em 2020, as equipes do NASF realizaram em média 332 atendimentos ao mês, apenas os casos de saúde mental.

Os CAPS são voltados para o atendimento de adultos, crianças e adolescentes com projetos terapêuticos individualizados, que incluem atividades de artesanato

Jundiaí também disponibiliza quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), voltados ao atendimento de adultos, crianças e adolescentes com sofrimento psíquico de maior gravidade. Entre os meses de janeiro a dezembro de 2020, mesmo com a pandemia do Coronavírus, realizaram um montante de 88.167 atendimentos. Os CAPS II Bem Viver e CAPS III Sem Fronteira são voltados para o atendimento de adultos, com transtornos mentais severos e persistentes. CAPS IJ, é voltado ao atendimento de crianças e adolescentes. E o CAPS AD Maluco Beleza é direcionado para pessoas que sofrem com problemas de álcool e outras drogas. 

Além dos equipamentos de saúde, o Município atua com o Consultório na Rua, que promove ações de prevenção e cuidado em saúde junto a esta população, e com dois serviços Residenciais Terapêuticos, que acolhem pacientes atendidos em longas internações psiquiátricas, promovendo sua ressocialização. 

Ainda com a chegada da pandemia, a cidade passou a oferecer o Disque 156 Coronavírus Apoio Emocional, para auxiliar a população durante o período que tem assolado o mundo. O foco são as pessoas em sofrimento relacionado às doenças, inclusive pela própria covid-19, seja por causa da à própria saúde, pelo adoecimento de familiares, questões sociais derivadas da pandemia, isolamento ou perda de emprego. O acolhimento pelos profissionais de Saúde sobre essas dificuldades são importantes para que a pessoa seja orientada para melhores condutas e formas de manutenção da qualidade de vida. 

Confira toda a Rede de Atendimento de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/01/08/janeiro-branco-servicos-sao-voltados-para-a-saude-mental/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original