IV SAP começa na próxima segunda-feira (25) com foco no desemparedamento das escolas

Publicada em 21/01/2021 às 16:19

Desde o ano passado, com a pandemia do Novo Coronavírus, a Educação vem passando por significativas transformações. Em Jundiaí, essa constatação norteará as reflexões da IV SAP (Semestre de Atualização Pedagógica), que começa na próxima segunda-feira (25) e conta com importantes palestras. Por causa da pandemia, o evento será online, com transmissão ao vivo pelo canal 24 da NET e nas redes sociais da TVTEC.

No palco, uma educadora apresenta ao público, em um anfiteatro, a proposta dos trabalhos na IV SAP
Em dezembro, educadores conheceram a estrutura e as propostas da IV SAP

Segundo a diretora do Departamento de Formação da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Silvia Magalhães, é esperada grande audiência, levando em conta que a rede municipal possui aproximadamente quatro mil educadores. “Além disso, as famílias das crianças e profissionais de outros municípios também foram convidados a acompanhar as palestras. ”

Com foco no desemparedamento, as palestras deverão enriquecer os educadores com ainda mais conhecimentos para esse momento de ensino híbrido e de atividades em espaços ao ar livre. As aulas na rede municipal retornam no dia 1º de fevereiro. “A SAP, que é uma das ações do Departamento de Formação da UGE, é realizada, no período de planejamento, semana que antecede o retorno às aulas, com o objetivo de fomentar ideias e reflexões que serão transpostas às práticas dos educadores”, explica Silvia.

A primeira palestra ocorre na segunda-feira (25) logo após a abertura, que contará com autoridades municipais. O renomado educador italiano Francesco Tonucci, criador da Rede Latino-Americana Cidade das Crianças, abordará o tema “Se o vírus mudou tudo, a escola não pode se manter igual”. Na parte da tarde, o evento conta com a palestra “Volta às aulas em tempo de COVID-19: o que a ciência tem a nos dizer”, com o pneumologista pediátrico Dr. Alfonso Eduardo Alvarez.

Mais duas importantes palestras ocorrem na terça-feira (26): “A pesquisa e os contextos investigativos nas áreas externas das escolas”, da educadora argentina Maria Victoria Alfieri; e “Integração de saberes em diferentes espaços de aprendizagem”, da autora de livros didáticos de matemática e pedagoga Profª Dra. Eliane Reame.

Neste ano, o evento deixa de ser a Semana de Atualização Pedagógica e se torna o Semestre de Atualização Pedagógica. Ao longo do ano, outras palestras ocorrerão em datas já reservadas.

Confira a programação:

Palestras de Abertura

Dia 25/01/2021
9 horas:
“Se o vírus mudou tudo, a escola não pode se manter igual”, com Prof. Francesco Tonucci, educador italiano, defensor da participação social da infância na discussão pública sobre o futuro das cidades.

14 horas:  “Volta às aulas em tempo de COVID-19: o que a ciência tem a nos dizer”, com Dr. Alfonso Eduardo Alvarez, pneumologista pediátrico, Mestre e Doutor em pediatria pela UNICAMP, Presidente do Comitê de Pneumologia Pediátrica da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Dia 26/01/2021
9 horas: “A pesquisa e os contextos investigativos nas áreas externas das escolas”, com Profª Maria Victoria Alfieri, educadora argentina e coordenadora geral do Colégio Aletheia.

14 horas: “Integração de saberes em diferentes espaços de aprendizagem”, com Prof.ª Dra. Eliane Reame, autora de livros didáticos de matemática, pedagoga pela UERJ e Doutora em Ensino de Matemática pela Faculdade de Educação da USP.

Lives
Dias 24/02; 17/03; 14/04; 19/05 e 23/06

Os temas e profissionais atenderão às demandas formativas decorrentes das novas práticas instituídas nas escolas.

Vivências e Workshops
Dias 22 e 23/07 

Acontecerão no retorno das férias escolares, com a participação presencial e remota dos educadores em vivências e workshops em inúmeros espaços da cidade: parques, praças, jardins, ruas, museus, biblioteca, teatro, etc. (todos os protocolos sanitários de segurança prescritos à época serão considerados).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ (arquivo)


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/01/21/iv-sap-comeca-na-proxima-segunda-feira-25-com-foco-no-desemparedamento-das-escolas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original