Jundiaí realiza primeira eleição on-line para composição de Conselho
Publicada em 22/01/2021 às 19:21Foi realizada na tarde desta sexta-feira (22) a plenária para composição de representantes da sociedade civil para o biênio 2021 -2023 do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Por conta do enfrentamento à pandemia, todo o processo de votação foi realizado on-line, a partir do auditório do Paço Municipal, com a reunião realizada em plataforma digital e sorteio através de sistema configurado pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun).
O CMAS é um conselho vinculado administrativamente à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). A plenária, organizada pela Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) – por meio do Departamento de Apoio aos Conselhos e Entidades – e pelo conselho, foi composta por 47 pessoas, entre candidatos e delegados. Foram eleitos 12 representantes da sociedade civil, entre titulares e suplentes, pelos segmentos de representantes: dos movimentos, entidades e organizações inscritas no Conselho; dos trabalhadores, de associações de trabalhadores, de fórum municipal e de usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O gestor da UGCC, Gustavo Maryssael de Campos, ressalta a importância do novo formato de votação. “Com a segurança do sistema desenvolvido pela Cijun e a disponibilidade dos candidatos e delegados, esta foi a forma que encontramos para dar cumprimento à renovação das vagas de conselheiros, obedecendo às restrições impostas pela pandemia”.
Os candidatos e delegados receberam um e-mail com passo a passo e login no sistema para validação, podendo, em seguida, votar em dois nomes. Durante a votação, uma equipe ficou disponível para o atendimento a eventuais dúvidas.
Para o diretor-presidente da Cijun, Amauri Marquezi de Luca, o sistema garante segurança, participação e transparência. “A Cijun viabilizou a plataforma tecnológica, para voto digital, que pode ser acessada de maneira simples e segura de qualquer dispositivo eletrônico, como computadores, tablets ou celulares. O sistema de votação incorpora criptografia avançada para garantir a segurança, transparência e validade dos votos, tendo sido já usada pela Prefeitura em outros processos como pesquisas e aprovação de projetos. Trata-se, portanto, de uma solução que permite que processos participativos possam ocorrer de forma bem-sucedida, principalmente nestes tempos de restrições”.
Os representantes do Poder Público serão indicados e no dia 08 de fevereiro, às 15h, tomarão posse juntamente com os representantes eleitos nesta plenária. Também nesta data será realizada a eleição para presidente, que neste mandato será composto por representante da sociedade civil.
Confira os nomes dos conselheiros eleitos:
- Representantes de movimentos, entidades e organizações:
Titulares: Rodrigo Pierobon Rodrigues, Elaine Cristina dos Santos Florencio Cavalcante e Patrícia da Silva Pacanaro;
Suplentes: Iracilda Rodrigues de Souza, Adriana Rossi da Costa Caetano e Tânia Felix;
- Representantes do Fórum de Trabalhadores do SUAS:
Titulares: Joaldo Batista Nery Nogueira e Marli Brilha Cremones da Silva;
Suplentes: Antonio Sérgio Pereira e Renata Bonafin Stoqui;
- Representantes de usuários:
Titulares: Marina Gonçalves Neto e Wilson Henrique Silva da Conceição.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
16/12/2024
Conselho de Relações Internacionais de Jundiaí encerra o ano com balanço positivo de ações
-
14/12/2024
Nova sede da Polícia Militar Ambiental é inaugurada em Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original