Educadoras dividem experiências em segundo dia do IV SAP

Publicada em 26/01/2021 às 17:56

Em seu segundo dia, o Semestre de Atualização Pedagógica- IV SAP, trouxe palestras importantes, com transmissão ao vivo, sempre procurando refletir sobre a reinvenção do ambiente escolar – sobretudo em tempos de pandemia.

O evento da Unidade de Gestão de Educação antecede o retorno às aulas que ocorre na próxima segunda-feira (1º) e traz a proposta do desemparedamento, ou seja, levar as crianças para fora dos muros da escola, em espaços públicos como o Mundo das Crianças e complexos esportivos.

A gestora Vastí Ferrari Marques e a educadora María Victoria dividem a tela do evento virtual
Vasti e María Victoria debatem mudanças na Educação

“Estamos pensando em novos formatos, novas formas de fazer a escola, também utilizando novas tecnologias”, pontuou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. “Considerando que nós não poderemos mais estar dentro das salas de aula com a porta e as janelas fechadas, considerando que o mundo muda com a pandemia, considerando a necessidade dos meninos e das meninas retornarem para a escola, vamos trabalhar na perspectiva de aprofundar nossa linha pedagógica, a pedagogia da escuta, nas mais diferentes relações da escola com seu território. ”

Na parte da manhã, o evento contou com a palestra “A pesquisa e os contextos investigativos nas áreas externas das escolas”, da educadora argentina e coordenadora geral do Colégio Aletheia, Profª Me. María Victoria Alfieri. Usando vídeos e fotos, a palestrante dividiu com o público importantes experiências implantadas em seu colégio. “A partir do ambiente, a Aletheia fez grandes transformações. Isso tem a ver com o espaço, a ambientação, o aromático. Entre o externo e o interno. A natureza começou a entrar na sala de aula. ”

A segunda palestra desta terça-feira (26) foi realizada pela autora de livros didáticos de matemática e doutora em Ensino de Matemática pela Faculdade de Educação da USP, Profª Dra. Eliane Reame, com o título “Integração de saberes em diferentes espaços de aprendizagem”. Reame fez importantes análises e disse que, dentro do conceito de desemparedamento, é preciso pensar não apenas em ir para além dos muros da escola, mas “olhar para todas as paredes que sustentam o sistema educacional vigente”. Segundo ela, é preciso observar itens como o projeto pedagógico e a preparação dos educadores, como ocorre em Jundiaí.

Nesta quarta-feira (27), a Unidade de Gestão de Educação faz uma nova transmissão ao vivo, às 9h, para explicar como será o retorno às aulas a partir do dia 1º de fevereiro. É possível acompanhar pelas redes sociais da TVTEC e pelo canal 24 da NET.

Programação seguinte do IV SAP (Semestre de Atualização Pedagógica)

Lives
Dias 24/02; 17/03; 14/04; 19/05 e 23/06

Os temas e profissionais atenderão às demandas formativas decorrentes das novas práticas instituídas nas escolas.

Vivências e Workshops
Dias 22 e 23/07

Acontecerão no retorno das férias escolares, com a participação presencial e remota dos educadores em vivências e workshops em inúmeros espaços da cidade: parques, praças, jardins, ruas, museus, biblioteca, teatro, etc. (todos os protocolos sanitários de segurança prescritos à época serão considerados).

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/01/26/educadoras-dividem-experiencias-em-segundo-dia-do-iv-sap/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original