Volta às aulas une atividades lúdicas à aprendizagem em ‘sala de aula’ a céu aberto

Publicada em 01/02/2021 às 13:52

Para a pequena Isabelly Lima de Oliveira, aluna de da Emeb Armanda Santina Polenti, as salas de aula fechadas, com carteiras voltadas à lousa, deram lugar a um espaço aberto com contato com a natureza, brinquedos e aprendizado. Uma “sala de aula “ a céu aberto, em uma proposta inédita da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), com a volta às aulas aplicando o desemparedamento. Um dos locais que serviu para as atividades, na manhã desta segunda-feira (01), foi o Mundo das Crianças.

No Mundo das Crianças, atividades foram realizadas em seis estações diferentes espalhadas pela área, com foco nas competências exigidas em grade curricular

“O dia está sendo bem legal, eu e meus amigos estamos nos reencontrando e aprendendo bastante”, disse Isabelly, na companhia de outras crianças, no interior da Casa da Árvore – uma das seis estações que, com revezamento, recebeu alunos divididos em turmas. “Aqui [no Mundo das Crianças] é legal porque podemos ficar ao ar livre”, afirmou a menina.

“Temos que fazer uma cidade forte a partir das pessoas, e como temos um espaço como este, com qualidade no ensino e contato com a natureza, nós temos um estímulo completo para nossas crianças e para que Jundiaí avance sem deixar ninguém para trás”, explicou o prefeito Luiz Fernando Machado, que recebeu, neste primeiro dia de retorno às aulas, a visita secretário estadual de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, no Mundo das Crianças. “Estou aqui hoje para prestigiar e conhecer essa experiência”, declarou.

Com o prefeito Luiz Fernando, o secretário estadual de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, conheceu o Mundo da Criança e a experiência local

“É um momento bastante especial e significativo para a rede municipal”, explicou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. “Estamos trabalhando em Jundiaí com espaços abertos, bonitos, arejados, para levar à criança a sensação de estar em contato com a natureza e ao mesmo tempo aprender.”

Além do Mundo das Crianças, diferentes Complexos Esportivos de Jundiaí receberão crianças da rede municipal, em um total de 31 escolas. Unidades que contam com espaços abertos e arborizados aplicarão o desemparedamento em sua própria área. Ao todo, a cidade tem 108 escolas municipais.

O retorno presencial não é obrigatório. As aulas serão oferecidas no formato híbrido (on-line e presenciais), com limite de até 35% de alunos em cada escola, duas horas e meia de permanência por dia e monitoramento diário dos índices epidemiológicos. Para o acesso à alimentação, as famílias terão a opção de levar os filhos todos os dias para a escola. Professores e outros profissionais terão acesso a todos os equipamentos necessários para proteção na escola.

As crianças aprenderam mais sobre conceitos da natureza no interior de uma casa da árvore

O planejamento de Jundiaí tem como referência o programa Criança e Natureza, elaborado, em 2020, pelo Instituto Alana, em parceria com diversas organizações. Antes da prática, foram oferecidas capacitações que abordaram desde a segurança para o deslocamento aos locais até protocolos sanitários, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento seguro, essenciais para a prevenção do coronavírus.

O retorno às aulas em Jundiaí conta com a unidade de forças de diferentes unidades de gestão. Além da Educação, participam desse trabalho as unidades de Promoção da Saúde (UGPS), Cultura (UGC) e Esporte e Lazer (UGEL). “Sabemos que ainda existe a pandemia e estamos trabalhando em seu enfrentamento”, pontuou o gestor da UGPS, Tiago Texera. “Esse modelo de retomada para as atividades escolares é muito seguro e foi aprovado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), formado por diferentes profissionais e especialistas.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/02/01/volta-as-aulas-une-atividades-ludicas-a-aprendizagem-em-sala-de-aula-a-ceu-aberto/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original