Pais participam de aula ao ar livre e aprovam iniciativa

Publicada em 22/02/2021 às 19:07

O mesmo brilho nos olhos dos alunos da turma do quarto ano da EMEB Aparecido Garcia, localizada no Jardim Martins, pôde ser visto nos olhos de dois pais que acompanharam, nesta segunda-feira (22), as aulas ao ar livre que os estudantes tiveram no Mundo das Crianças. A dona de casa Vivian Flores e o auxiliar de confeitaria Nelson da Silva foram ver de perto o que as crianças fazem dentro da proposta de “desemparedamento”, aplicada pela Prefeitura de Jundiaí para o desenvolvimento da aprendizagem em espaços abertos e junto à natureza.

“Na Aparecido Garcia, eles já tinham atividades nas áreas externas, na horta e no bosque. Nesse retorno às aulas, verificamos que esses ambientes passaram a ser mais aproveitados, seguindo direitinho os protocolos. Sair da sala de aula está fazendo um grande bem para eles. Meu filho se mostra muito mais empolgado para ir à escola. Agora, com essa visita a esse espaço, ficará ainda mais feliz. Eu estou encantada com esse novo espaço”, comentou Vivian.

Nelson também destacou o quanto o filho, também de 9 anos, está aprendendo. “Esse contato com a natureza tem feito muito bem para ele. O Otávio está aprendendo na prática e, com certeza, não vai esquecer”, frisou.

Nelson e Vivian, assim como os alunos, ficaram encantados com o Mundo das Crianças

Para a professora de Educação Física da turma, Fernanda Mostério, o “desemparedamento” tem trazido inúmeros benefícios para as crianças. “Tenho trabalhado bastante com circuitos, jogos e outros atividades para estimular a questão motora. A resposta tem sido positiva e os alunos estão felizes. Isso é gratificante”, destacou, observando que durante a visita ao Mundo das Crianças já pensou em novos projetos. “Esse espaço é fantástico. Estou conhecendo as estações e tendo algumas ideias para voltar e trabalhar aqui. Me aguardem”, brincou.

Professora na porta de sala de aula ao ar livre
Percorrendo o Mundo das Crianças, a professora Fernanda já teve algumas ideias para desenvolver no local

Avaliação
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, acompanhou a visita dos alunos da EMEB e informou que a Unidade de Gestão de Educação (UGE) tem avaliado constantemente como as crianças estão reagindo as propostas de “desemparedamento”. A cada 15 dias, a gestora acompanhará as atividades no Mundo das Crianças.

“Estamos acompanhando de perto todo o trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino. No Mundo das Crianças, o objetivo é ver como eles interagem com os elementos do espaço, com a natureza, com as atividades culturais ofertadas em um espaço que foi pensado para o desenvolvimento global das crianças. É fundamental acompanhar a evolução física e intelectual dos nossos meninos e meninas, dentro da proposta de Jundiaí. Além disso, é importante ver que os professores, como é o caso da professora Fernanda, estão entendendo exatamente qual é o papel do educador quando ele visita o Mundo das Crianças. Ele precisa olhar para os elementos que existem no Mundo e criar as possibilidades de trabalho tanto na escola como em outras áreas desemparedadas”, explicou a gestora.

Além das atividades no novo espaço, estão sendo usados centros esportivos e praças para a oferta de estímulos diferentes para os alunos, com respeito aos protocolos sanitários.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/02/22/pais-participam-de-aula-ao-ar-livre-e-aprovam-iniciativa/