Debea promove a castração de 82 animais nesta sexta-feira (26)

Publicada em 26/02/2021 às 18:14

Oitenta e dois gatos e cães passaram pelo mutirão de castração realizado na manhã desta sexta-feira (26) na ação promovida pela Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí (Debea), órgão da Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA).

As cirurgias são gratuitas e oferecidas com o objetivo de promover o controle populacional dos animais, além de prolongar a vida e minimizar o surgimento de futuros problemas de saúde.

A diretora do departamento, Daniela Araújo Passos, comenta que a ideia é promover diversos mutirões durante o ano, sendo que cada um tem a capacidade de atender aproximadamente 100 animais. “Além da castração, os cães e gatos também recebem microchip para controle populacional, por meio da identificação do animal e do tutor”, comenta.

Juliana Michele Facci é moradora do Jardim São Camilo e levou as três gatas fêmeas para fazer a castração. “Tenho quatro gatos e dois cachorros. Hoje trouxe as fêmeas, mas vou trazer o gato macho e os cachorros para que eles passem pela castração em breve. Essa ação é muito importante porque é complicado levar em uma clínica particular por conta do custo do procedimento”, conta Juliana.

Imagem mostra mulher com caixa de transporte com três gatos dentro
Juliana levou as três gatas para fazer a castração pelo Debea

Cadastro
Para participar do mutirão de castração do Debea, os tutores podem fazer o cadastro no site da Prefeitura de Jundiaí ou pelo aplicativo de celular APP Jundiaí, no link serviço Cadastro de Animais para Castração.

A inscrição pode ser tanto para cães como gatos, com idade entre três meses e oito anos e com mais de um quilo de peso.

Após o cadastro, o tutor deve acompanhar o avanço da inscrição. O Departamento faz o contato telefônico para confirmar a inscrição. O agendamento para a cirurgia leva em consideração o número de vagas disponíveis, assim como os critérios epidemiológicos estabelecidos pelo órgão.

O Debea divulga a lista com o nome dos inscritos no site da Prefeitura de Jundiaí, que é atualizada bimestralmente.

Somente em 2020, o Debea promoveu 3.421 castrações, sendo 1.599 cães e 1.822 gatos.

Imagem mostra tutores com animais em caixas de transporte. Mulher sentada em cadeira e em frente à mesa, atendendo munícipe.
Tutores interessados em fazer o cadastro para castração podem acessar o site ou APP da Prefeitura

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/02/26/debea-promove-a-castracao-de-82-animais-nesta-sexta-feira-26/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original