Educadores recebem formação sobre ferramenta para uso em aulas remotas

Publicada em 05/03/2021 às 12:52

Com o objetivo de ofertar alternativas de aprendizagem não presencial, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) realiza neste mês formação sobre o projeto “Vamos Aprender”. Desde o início da pandemia de COVID-19, a UGE promove atividades em plataformas digitais, garantindo a continuidade da formação dos educadores.

O Projeto “Vamos Aprender” disponibiliza gratuitamente programas educativos com conteúdo voltado aos diversos segmentos da educação básica, os quais encontram-se disponibilizados no Portal da Educação, que podem ser acessados pelo site da Prefeitura de Jundiaí, e que também são compartilhados pelos professores com os estudantes. O projeto foi desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio técnico da Fundação Lemann, da Fundação Roberto Marinho, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco.

O projeto disponibiliza gratuitamente programas educativos com conteúdo voltado aos diversos segmentos da educação

Nesta semana, as formações foram voltadas aos educadores que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. “É um projeto que oferece mais uma ferramenta para os educadores trabalharem os conteúdos escolares no ensino remoto. Todos os professores da rede estão participando para compreenderem como utilizar os programas dentro de seu planejamento de aulas. Desde 2020, estamos focados em gerar novos conhecimentos para mitigar os impactos da pandemia na educação, garantindo as aprendizagens dos alunos”, explica a diretora do Departamento de Formação da UGE, Silvia Magalhães.

No dia 17 de março, a UGE também dará continuidade a programação virtual da IV SAP (Semestre de Atualização Pedagógica), iniciada em janeiro, com uma live direcionada aos educadores e que tratará a relação entre a natureza e a aprendizagem. Esta edição da SAP tem como objetivo trazer reflexão para os profissionais da rede municipal de ensino sobre o desemparedamento dos espaços e a natureza como possibilitadores potentes de novas aprendizagens.

“Em abril também iniciaremos as formações específicas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo da implantação do Currículo Jundiaiense, na perspectiva do desemparedamento dos espaços escolares e do resgate de aprendizagens”, acrescenta Silvia.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/03/05/educadores-recebem-formacao-sobre-ferramenta-para-uso-em-aulas-remotas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original