Prefeitura organiza programação especial para comemorar o Mês da Mulher

Publicada em 07/03/2021 às 09:00

Comemorado em março, o Mês da Mulher irá contar com programação especial elaborada pela Prefeitura a partir da próxima segunda-feira (08), o Dia Internacional da Mulher. A programação conta com a articulação da Assessoria de Políticas para Mulheres do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), que atualizou o conteúdo de seu site com informações úteis para as mulheres no Município, e irá realizar com a Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) uma campanha nas redes sociais da Prefeitura intitulada “Informativo Mulher”, com foco no combate à violência contra a mulher.

Na segunda-feira (08), às 19h30, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) irá realizar em seu canal do YouTube uma reapresentação especial do programa “Ó Lá de Casa!” com a declamação da poesia “Que imenso amor o meu”, da escritora portuguesa Florbela Espanca. A apresentação fica por conta de Luana Zaparoli, que traz a narração com performance de 11 poesias.

Na segunda (08), a TVTEC dá início às exibições de vídeos produzidos para homenagear as mulheres profissionais de Saúde na linha de frente do atendimento a pacientes de Covid-19. Os vídeos da série “Saúde às Mulheres da Saúde” serão exibidos durante a semana, às 11h30 no Painel Jundiaí e às 17h no Boletim TVTEC.

Mulheres usando jalecos de profissionais da saúde e máscaras abordam veículos, dentro de galpão
Mulheres na linha de frente do combate à pandemia estão entre as homenageadas da programação

Já como ação voltada para servidores (da Prefeitura, Câmara, autarquias e fundações), na quarta-feira (10), às 17h, a Assessoria de Políticas para Mulheres em parceria com a Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP) realiza o webinar “Mulher de Valor – relacionamento abusivo na violência doméstica”. O encontro na plataforma Google Meet contará com a participação da psicóloga e palestrante Daiana Pantaleão, que irá tratar da identificação de formas de violência doméstica nos relacionamentos.

Em parceria da Assessoria de Políticas para Mulheres com o Fundo Social de Solidariedade (Funss) e o Sebrae Jundiaí será realizado ainda uma rodada de capacitação on-line pelo “Movimento Sebrae Delas”, iniciativa voltada à promoção do empreendedorismo feminino. A programação terá 14 horas de capacitação on-line, além de duas horas de mentoria individual, com abertura na quarta-feira (10), às 19h, com a palestra “O poder da decisão”, ministrada por Katia Teixeira, e programação nos dias 11 e de 15 a 19 de março, sempre a partir das 19h. As vagas são ilimitadas e as inscrições gratuitas devem ser feitas pela internet até a segunda-feira (08).

A Assessoria de Políticas para Mulheres e a UGC realizam ainda, no dia 23 de março, às 19h30, um programa especial sobre o acolhimento à mulher em situação de violência. Com a moderação da assessora de Políticas para Mulheres, Penha Camunha Martins, e do gestor da UGC, Marcelo Peroni, o encontro será transmitido nas redes da Cultura e contará com as participações especiais da guarda municipal Ana Paula Durães Pardin, que é integrante da Patrulha Guardiã Maria da Penha; da drª. Érika Pimenta de Pádua Mayer, representando a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS); de Maria Brant, gestora-adjunta da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS); da delegada da Delegacia dos Direitos da Mulher (DDM), drª. Milena Fernandes Gallardo Anhe; e a advogada drª. Raphaela de Lemos.

Mulheres usando máscaras, sentadas de modo espaçado em poltronas de auditório
Programação diversificada está programada para todo o mês de maro

Como parte da programação, estavam também previstas pela TVTEC as realizações de dois cursos de Fotografia para Empreendedoras, nos segmentos de Moda e Gastronomia. No entanto, por se tratar de formações que envolviam atividades práticas, suas realizações foram, neste momento, adiadas, assim como toda a grade de atividades presenciais da TVTEC, que fica no aguardo de orientações das autoridades sanitárias quanto à possibilidade de retomada de cursos presenciais.

Durante o mês, visando à conscientização e homenagem à mulher, estão previstas ainda outras ações. A UGADS irá divulgar nas listas de transmissão de WhatsApp aos atendidos pelos Cras e pelo programa Criança Feliz mensagens sobre o tema. A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) realiza campanha com material gráfico nos terminais urbanos. E as contas de consumo da DAE Jundiaí contarão com a frase “A violência contra a mulher é crime – Denuncie – 180”, como incentivo à denúncia de casos de violência.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/03/07/prefeitura-organiza-programacao-especial-para-comemorar-o-mes-da-mulher/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original