No Vale Verde, educadores vivenciam experiências de desemparedamento

Publicada em 10/03/2021 às 19:33

Cerca de 40 educadores da EMEB Professora Martha Burgos Pereira da Silva, no Fazenda Grande, participaram nesta quarta-feira (10) de uma formação no Vale Verde, horta de 15 mil metros quadrados da Unidade de Gestão de Educação (UGE), responsável pela produção de hortaliças orgânicas destinadas à alimentação escolar. O grupo foi conhecer o espaço e verificar as possibilidades que o local oferta para o desemparedamento, proposta aplicada pela Prefeitura de Jundiaí para o desenvolvimento da aprendizagem em espaços abertos e junto à natureza.

Além de circularem pelas plantações de verduras, legumes e Plantas Alimentícias Não Convencionais, as conhecidas PANCs, os educadores experimentaram algumas plantas e conheceram o espaço brincante. Foram seguidos todos os protocolos sanitários.

“O Vale Verde oferece inúmeras possibilidades de aprendizagem ao permitir com que os alunos interajam com a natureza e os elementos disponíveis. É um espaço que dá para trabalhar vários conteúdos, junto com a educação nutricional, com as questões relacionadas à alimentação saudável. Nesta visita, eles puderam vivenciar experiências possíveis de serem aplicadas no ambiente escolar, nas hortas existentes nas EMEBs”, informa a diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição da UGE, Maria Angela Delgado.

Homem em cima e mulheres olhando
No Vale Verde, a equipe da escola conheceu as inúmeras possibilidades de aprendizagem na horta, junto com a educação nutricional

Para o coordenador pedagógico da EMEB Martha, Alexandre de Campos, a atividade foi bastante proveitosa. “Temos feito várias ações para o desemparedamento na escola, para possibilitar o aprender com e na natureza. Essa atividade nos trouxe a possibilidade de ir a campo. É importante que o educador vivencie para depois levar para a criança. Saímos com várias ideias. A equipe gostou muito”, frisou.

Mais espaços
De acordo com a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, essa formação se estenderá para outras escolas da rede municipal de ensino. As equipes serão convidadas a conhecer o Vale Verde e vários outros espaços disponíveis no Munícipio. “Para que de fato o desemparedamento aconteça nas escolas é preciso que os adultos/educadores da unidade escolar vivenciem as mesmas práticas que oferecerão as crianças. Portanto, visitar o Vale Verde como tantos outros próprios públicos da nossa cidade fará com que essa experiência passe pelo corpo do educador para que depois ele possa ser sensível a essas vivências e trabalhar com os seus estudantes”, explica.

Mulheres olhando verduras
Os educadores circularam pelas plantações de verduras, de legumes e de PANCs

Guia
Além de promover as vivências, a UGE lançou o “Guia de Aprendizagem ao Ar Livre em Jundiaí”, formatado em parceria com o Instituto Alana. O material reúne, a partir de estudos realizados em três escolas municipais com diferentes características estruturais e arquitetônicas e baseado em pesquisas científicas, possibilidades de atividades para serem desenvolvidas tanto nas áreas externas das unidades escolares, como no entorno, em locais como praças e centros esportivos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/03/10/no-vale-verde-educadores-vivenciam-experiencias-de-desemparedamento/