Mês da Mulher: servidoras têm encontro on-line sobre enfrentamento à violência

Publicada em 11/03/2021 às 19:16

As servidoras municipais da Prefeitura, Câmara, autarquias e fundações tiveram, na tarde dessa quarta-feira (10), a oportunidade de dialogar sobre a identificação e o enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres. O webinar – encontro on-line – foi realizado pela plataforma Google Meet e teve como tema “Mulher de Valor – relacionamento abusivo na violência doméstica”, com a mediação da psicóloga e palestrante Daiana Pantaleão.

O encontro faz parte da programação especial em comemoração ao Mês da Mulher, articulado pela Assessoria de Políticas para Mulheres do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), juntamente com diversas Unidades de Gestão da Prefeitura.

Daiana Pantaleão compartilhou vivências pessoais e histórias de sua carreira, além das diversas formas de violência. “O Brasil é o quinto país que mais mata mulher no mundo. A cada quatro minutos, uma mulher é agredida e a cada uma hora e meia uma mulher é assassinada. Quantas histórias envolvem um relacionamento abusivo que a vítima nem sabe que está vivendo? Quantos ciclos demoram para ser rompidos por dificuldade na consciência da vítima? Quantas vezes esperamos por aquele olho roxo para ter certeza e enquanto ele não vem a pessoa continua sendo violentada?”.

Mosaico com 20 imagens de câmeras de mulheres em frente às câmeras de seus computadores
Webinar para servidoras fez parte da programação especial alusiva ao Mês da Mulher

A assessora de Políticas para Mulheres, Penha Camunha Martins, deu as boas-vindas às participantes. “Felizmente a porta de entrada para o acolhimento da mulher vítima de violência em Jundiaí tem aumentado nos últimos anos. A mulher violentada pode procurar, sem a necessidade de boletim de ocorrência, o acolhimento em diversos locais, sejam os vinculados à Justiça, sejam os ligados à Saúde e Assistência Social no Município. Para as participantes deste webinar peço que a nossa voz chegue a cada vez mais lugares, principalmente, nas periferias”.

A gestora-adjunta de Gestão de Pessoas, Rosemary Simionato, avalia como positivo o impacto da participação das servidoras. “As mulheres compõem 70% do quadro do funcionalismo público municipal e fazer com que as informações cheguem até elas traz, certamente, um impacto positivo na sociedade em geral. A violência contra a mulher, infelizmente, ainda faz parte da nossa realidade e muitas vezes temos dificuldade de identificá-la. Esperamos que as nossas servidoras possam compartilhar o que aprenderam, seja com suas parentes e vizinhas, seja ao identificar consigo mesmas uma eventual situação de violência em suas vidas”.

A programação completa do Mês da Mulher pode ser conferida no site da Prefeitura.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/03/11/mes-da-mulher-servidoras-tem-encontro-on-line-sobre-enfrentamento-a-violencia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original