Jundiaí abre 60 vagas para cursos de qualificação profissional com bolsa-auxílio do programa Via Rápida

Publicada em 22/03/2021 às 14:49

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, abre as inscrições para três cursos gratuitos de qualificação profissional com bolsa-auxílio do Via Rápida, programa do Governo do Estado em parceria com os municípios que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e geração de renda.

São três cursos e 60 vagas ofertadas. Os cursos disponibilizados para Jundiaí são: Assistente Administrativo (20 vagas), assistente contábil de crédito e cobrança (20 vagas) e técnicas de venda (20 vagas).

Podem se inscrever pessoas que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliadas no Estado de São Paulo. A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail e as aulas têm previsão de início em 14 de abril. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas.

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de março, através do Portal da Empregabilidade de Jundiaí, na parte de treinamento. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas e com baixa renda.

Qualificação profissional é oferecida de maneira on-line

“A formação e qualificação profissional é muito importante aos que buscam se inserir no mercado de trabalho. O Poder Público tem que proporcionar esta oportunidade de qualificação para as pessoas  esta parceria que conquistamos com o Via Rápida vai ajudar muito nosso munícipe com o curso e também com o bolsa auxílio”, comenta o gestor, Cristiano Lopes.

Para receber o certificado, o aluno deve completar a carga horária completa do curso virtual. Além de ser qualificado, o estudante poderá receber uma bolsa auxilio de 210 reais conforme critérios do Governo do Estado  – lembrando que os critérios , a qualificação e o pagamento da bolsa auxílio também é de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo/SP. Para mais informações, acesse: www.viarapida.sp.gov.br.

Bolsa auxílio
Os estudantes matriculados a partir de março nos cursos de qualificação do programa Via Rápida receberão uma bolsa única de R$ 210 para ajuda em suas despesas durante a realização do curso O auxílio será disponibilizado aos alunos que cumprirem os requisitos e que tenham frequentado os 10 dias de aula.

Podem receber a bolsa-auxílio estudantes maiores de 16 anos, alfabetizados, domiciliados no Estado de São Paulo, desempregados que atendam os requisitos de escolaridade ou condição especial fixada para determinado curso. O estudante será considerado apto a receber a bolsa-auxílio pelas informações prestadas na inscrição.

O pagamento da bolsa-auxílio se dará após a aferição de frequência no 10º dia de aula, podendo ser realizado, inclusive, após o término do curso. Após disponibilização da bolsa-auxílio, o valor ficará à disposição do estudante pelo prazo de 30 (trinta) dias. Este prazo não é prorrogável.

O aluno não estará apto a receber a bolsa-auxílio caso seja beneficiário de seguro-desemprego ou previdenciário; possua mais de 5 (cinco) ausências no curso, até o dia da 10ª aula; seja beneficiário dos programas sociais instituídos pela Lei n° 14.512/2011 ou de bolsa-auxílio de outros programas de qualificação profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, durante a realização do curso oferecido pelo Via Rápida.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/03/22/jundiai-abre-60-vagas-para-cursos-de-qualificacao-profissional-com-bolsa-auxilio-do-programa-via-rapida/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original