Ferramentas digitais otimizam os trabalhos da equipe de Educação Inclusiva

Publicada em 26/03/2021 às 15:03

Com o objetivo de agilizar e facilitar o acesso dos educadores e profissionais que atuam diretamente com a educação inclusiva, profissionais da Unidade de Gestão de Educação (UGE) desenvolveram dois materiais virtuais que ajudam no dia a dia das equipes, um cartão com links para acessos rápidos a documentos e uma plataforma digital que otimiza os processos do Departamento de Educação Inclusiva. 

A plataforma busca facilitar o entrosamento entre a UGE, unidades escolares e as instituições parceiras como o  APAE, Ateal, Amarati, Instituto Jundiaiense Luiz Braille, Centro de Atendimento Bem-te-vi, Centro de Reabilitação e o Núcleo de Apoio à Aprendizagem.

“A ferramenta digital possibilita que a equipe escolar realize o acompanhamento das informações referentes aos seus estudantes em tempo real, como por exemplo, laudos que podem ser atualizados. É um banco de dados para o compartilhamento de  informações com as pessoas que são referências dos alunos. Cada unidade escolar tem acesso somente aos dados dos estudantes que estão matriculados naquela unidade”, explica a diretora do Departamento de Educação Inclusiva, Karina Verardo Teodoro de Godoi. 

imagem mostra mulher, com as unhas pintadas de esmalte preto, mexendo em celular. Na tela, uma material com fundo azul e ícones para acesso rápido.
Cartão digital com links agiliza o acesso dos profissionais

Redução de papel

Outro material digital desenvolvido é o cartão com links que oferece o acesso rápido a documentos e procedimentos administrativos e ao Caderno de Orientações ao Departamento da Educação Inclusiva. “A ideia foi facilitar o acesso aos materiais utilizados com frequência pela equipe da educação inclusiva de maneira mais rápida e simples”, comenta Karina.

Além de agilizar o dia a dia dos profissionais, as ferramentas digitais também eliminam a necessidade do uso de papéis, processos físicos e até mesmo o envio de documentos via e-mail e plataformas virtuais.

A gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques, conta que os materiais foram desenvolvidos internamente. “Tanto a plataforma como o cartão foram criados e produzidos pelos servidores da própria unidade, que pensaram em como poderiam facilitar o dia a dia da equipe de educação inclusiva, uma vez que é uma área que realiza a constantes consultas de documentos dos alunos, para promover sempre o melhor trabalho com cada um deles”, conclui.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/03/26/ferramentas-digitais-otimizam-os-trabalhos-da-equipe-de-educacao-inclusiva/