Retorno das aulas em sistema remoto tem início com formação sobre o processo de alfabetização

Publicada em 05/04/2021 às 13:33

Para marcar o retorno das aulas na rede municipal de ensino em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Departamento de Formação, promoveu, na manhã desta segunda-feira (5), capacitação síncrona para educadores sobre o tema “O processo de alfabetização: desafios contemporâneos”, ministrada pela Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, Professora Maria José Nóbrega. 

A abertura da atividade foi realizada pela gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques, que deu as boas-vindas aos educadores no retorno das aulas em sistema remoto. “Desejamos que vocês possam refletir sobre seu trabalho, seus saberes, seu jeito de aprender e a possibilidade de pensar o aprendizado a partir do conhecimento de cada um de vocês e como aplicá-lo aos seus alunos. Que sejam momentos de reflexão sobre a prática que possam contribuir e melhorar significativamente a vida das crianças de Jundiaí”, disse a gestora. 

Em seguida, a professora e mestre Maria José explanou sobre os desafios da alfabetização e abordou a perspectiva sociointeracionista e os eixos do componente curricular da Língua Portuguesa, além de apresentar uma pesquisa sobre a Consciência Fonológica na Alfabetização que aponta quais as dificuldades e facilidades no processo de alfabetização.

Imagem mostra live com a palestrante no canto esquerdo e na tela maior apresentação de slides
Professora e Mestre Maria José abordou sobre a alfabetização

Outro ponto explanado foi quanto ao método para alfabetizar. “Quanto mais bem informado é o professor em relação a tudo o que está implicado no seu fazer, mais conscientes são as respostas que ele dá. Método também são as decisões que o professor toma, com responsabilidade, para ensinar aquele conjunto de crianças que estão sob sua resposabilidade”, comentou Maria José.  

Após a explanação, os participantes ainda puderam sanar dúvidas sobre o tema e enviar suas sugestões. A professora Rosemeire Ramos Caodaglio, da EMEB Dr. José Romeiro Pereira, elogiou a formação: “Agradeço a oportunidade de proporcionar a nós professores essa live de grande importância para nossa prática”, afirmou. A live de hoje marcou a abertura da formação “Alfabetização: concepções e os desafios contemporâneos”, que será realizada ao longo de todo o ano, em ciclos mensais, até outubro. A ação prosseguirá, a partir de maio, com Diana Faria de Lima, que é fonoaudióloga pela Unesp e mestre em fonoaudiologia pela PUC-SP.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/05/retorno-das-aulas-em-sistema-remoto-tem-inicio-com-formacao-sobre-o-processo-de-alfabetizacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original