Sala virtual “Eu Indico!” oferece conteúdos para formação dos educadores

Publicada em 10/04/2021 às 15:00

Aprimorar o conhecimento e aprender sobre novos temas ligados à educação utilizando as tecnologias disponíveis e não interromper o processo formativo dos educadores são os objetivos da sala virtual “Eu Indico!”, desenvolvida pelo Departamento de Formação da Unidade de Gestão de Educação (UGE). 

Eu Indico” está integrado aos objetivos do pilar “Formação” do Programa Escola Inovadora, implementado pela gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado em 2017, que visa preparar professores e educadores para aprimorar o ensino. Na sala virtual podem ser encontrados materiais de estudo destinados a todos os educadores da rede municipal, os quais abordam diversos temas como Alfabetização em Linguagem e em Matemática, Desemparedamento dos Espaços de Aprendizagem, Segurança Sanitária em Tempos de Pandemia, Ensino Híbrido, entre outros, além de tópicos com conteúdos da atualidade com dicas de saúde e bem-estar, arte e cultura e ainda materiais destinados à saúde emocional e à qualidade de vida dos educadores. 

“A sala Eu Indico! foi criada em abril de 2020, no início da pandemia na ocasião do fechamento das escolas, momento em que os educadores passaram a realizar teletrabalho. O objetivo foi não interromper o processo formativo, oferecendo a todos conteúdos de qualidade para estudo e pesquisa. A sala é atualizada semanalmente pelas coordenadoras do Departamento de Formação, que realizam a curadoria de conteúdos pertinentes e de extrema qualidade para todos os educadores”, explica a diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães. 

O acesso à ferramenta “Google Classroom”, onde é encontrada a Sala Eu Indico!, é realizado por meio do e-mail institucional de todos os educadores, ou seja, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, assistentes de direção, agentes de desenvolvimento infantil, agentes operacionais, assistentes de administração e cozinheiros da rede municipal de Jundiaí. 

Mulher sentada À frente de mesa com computador aberto
Professora Chaiene aprova a sala virtual que traz temas para aprendizado

A professora da EMEB Marcos Gasparian, Chaiene Camargo Savietto, utiliza a sala “Eu Indico!” desde que foi implantada e afirma que os conteúdos são de excelente qualidade. “A sala é completa e riquíssima de materiais. Em virtude da pandemia precisamos nos adaptar ao novo modelo e a sala virtual é uma ótima maneira de estarmos em constante processo de aprendizagem. Além de trazer muitas informações sobre os temas relacionados à educação, “Eu Indico!” também apresenta materiais voltados ao cuidado com a saúde emocional não só dos profissionais de educação, mas também das crianças e das famílias. Os conteúdos têm nos ajudado a lidar com a parte emocional”, conta Chaiene.

A assistente administrativa, Elza Maria da Silva, está em teletrabalho por fazer parte do grupo de risco e afirma que a plataforma também permite acompanhar, mesmo que a distância, o cotidiano da UGE. “Eu gosto demais da plataforma. Para mim foi muito bom, pois tem muita diversidade na sala virtual. Lá posso acessar temas como alimentação, história e até mesmo sobre plantas para momentos de lazer e até meditação, o que é muito importante neste momento. Eu realmente indico a sala virtual”, conclui Elza.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/10/sala-virtual-eu-indico-oferece-conteudos-para-formacao-dos-educadores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original