Terapia pulmonar é tema de treinamento para profissionais da Saúde de Jundiaí

Publicada em 12/04/2021 às 11:18

Recuperar a capacidade pulmonar das pessoas que passaram pela infecção da COVID-19 está entre as prioridades das equipes de Saúde da Prefeitura de Jundiaí. Com atendimento oferecido pelo Ambulatório Pós-COVID, os pacientes são avaliados e encaminhados para os serviços conforme a característica de cada caso.

Para o cuidado específico, os profissionais que fazem parte do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), passaram por treinamento para atualização das técnicas de Reabilitação Pulmonar com foco na Atenção Básica. Por semana, são realizados 300 atendimentos pelas equipes NASF específicos para a recuperação física e pulmonar.

A última etapa do treinamento está prevista para ser realizada nesta semana, no espaço do Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO) de Jundiaí.

Treinamento para terapia pulmonar é realizado em duas etapas para técnicos da Prefeitura de Jundiaí

De acordo com a coordenadora do NASF de Jundiaí, Pâmela Mango, a equipe multidisciplinar – composta por psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, educadores físicos e terapeutas ocupacionais -, as necessidades dos pacientes atendidos pelas equipes têm mudado. “Dentre os vários órgãos comprometidos pela infecção causada pela COVID–19, os pulmões são os mais afetados. Neste cenário, a atualização dos profissionais sobre o tema, principalmente os profissionais de fisioterapia e educação física se tornou essencial. Estes profissionais
receberam treinamento para melhor atender aos pacientes com sequelas pulmonares provocadas pela infecção de Covid-19″, explica.

O treinamento é realizado em duas etapas e feito por técnicos de fisioterapia intensiva do Programa Melhor em Casa. “Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) conta com equipes NASF-AB distribuídos em 07 equipes para a cobertura total do território. Desta forma, os pacientes, após passarem pelo atendimento especializado, terão a continuidade do cuidado e das atividades de recuperação próximo de sua casa”, detalha.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/12/terapia-pulmonar-e-tema-de-treinamento-para-profissionais-da-saude-de-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original