Atletas do Time Jundiaí se reinventam e encaram nova realidade de treinos

Publicada em 14/04/2021 às 10:21

Para alcançar seus objetivos e o seu sonho não existem limites para um atleta. Mesmo durante a pandemia, os atletas que competem pelo Time Jundiaí não medem esforços para cumprir a rotina de treinos on-line. A ordem é uma só: estar prontos fisicamente quando o cenário da pandemia do Novo Coronavírus permitir a retomada dos treinos ao ritmo normal. Assim, vale tudo para cumprir essa meta.

Thaissa Gabrielle Santos Cunha, 21 anos, está há sete do Time Jundiaí na marcha atlética e para seguir os treinos passados pelo técnico Robson Mian – ela realiza dois treinos on line-, ela adaptou sua casa. “A gente dá um jeito, empurro o sofá, abro espaço na sala, na cozinha e nos adaptamos com o que temos. Faço fortalecimento, circuito, treino de mobilidade, tudo on-line”, explica.

No final de semana, ela procura treinar em locais com pouca gente. “Quero participar das competições quando elas puderem ser realizadas e por isso não posso desanimar e nem perder meu foco”, afirma.

Thaissa usa o espaço da cozinha ou sala para realizar o treino e manter o corpo em dia para quando a pandemia permitir a retomada das competições

Acostumada a treinar nas quadras do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Nicolino de Luca (Bolão), a pivô do Time Jundiaí de handebol feminino, Thamiris Regina Ribeiro, 19 anos, teve que encarar uma nova realidade nos treinos e contou com ajuda até do pai.

“Traçamos a meta de que quando isso acabar, no primeiro dia de treino presencial estaríamos prontas fisicamente para aguentar a carga de treinamento. Para isso, uso a vassoura como bastão, meu pai ajudou eu fazer um peso e vamos treinando. São treinos mais cardiorrespiratórios e de resistência”, explica.

Aos 16 anos, a Lyvia Barros Silva teve que deixar para trás uma rotina que seguia nos últimos dez anos: ir ao Bolão treinar Ginástica Artística. “Tive que me adaptar a um novo jeito de treinar sem estar lá e treinar em casa. Separei um espaço na sala para realizar os treinos on-line de força e flexibilidade”, explica.

Aulas
Segundo o gestor de Esportes e Lazer, Luís Claudio Tarallo,  a resposta dos atletas as aulas on-line é muito boa, encarando essa nova realidade. “Os nossos atletas estão realizando treinos específicos para o preparo físico, na tentativa de garantir uma condição física mínima para o momento da retomada das atividades presenciais. É de se elogiar o comprometimento dos nossos educadores e dos atletas neste momento tão complicado”, explica.

Para o diretor do Departamento de Esporte de Formação e Rendimento, da Unidade de Gestão de Unidade de Esporte e Lazer (UGEL), Marcelo Henrique Pimentel, os treinos vão além da parte física. “A iniciativa dos educadores esportivos e da UGEL é importantíssima neste momento delicado. Nossos treinos além de ajudarem na questão física, ajudam a manter um equilíbrio emocional, com uma sensação de pertencimento, acolhimento, atenção, extremamente necessários à situação”, afirma.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/14/atletas-do-time-jundiai-se-reinventam-e-encaram-nova-realidade-de-treinos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original