Prefeitura de Jundiaí faz nova Lei da Inovação e promove audiência pública

Publicada em 16/04/2021 às 09:56

Com o objetivo de transformar Jundiaí em uma cidade inteligente e conectada, a Prefeitura de Jundiaí elabora o Projeto de Lei de Inovação, que prevê a criação de um Sistema Municipal de Inovação (SMI). A construção de um ‘Ecossistema de Inovação’ possibilitará permear toda a cidade e permitirá melhorar a dinâmica da economia local.

Promover investimentos em tecnologias para cidades inteligentes atrai empresas internacionais e nacionais de ponta, ampliando a oportunidade de empregos de qualidade e para os jovens talentos, principais pontos de atuação da gestão para o município, com a internacionalização de Jundiaí e a ampliação do conceito ‘Smart Cities’.

Para isso, será atualizada a legislação municipal criada em 2013, portanto, anterior ao atual Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei Federal nº 13.243/2016) e as regulamentações instituídas pelo Decreto nº 9.283/2018, entre outras normas editadas pelo Governo Federal.

O Projeto de Lei também irá criar uma agenda de desenvolvimento, para a execução de programa de apoio e estímulo a startups e empresas com espírito inovador; projetos e pesquisas acadêmicas para aumentar a produtividade por intermédio da ciência e da tecnologia; modernizar a gestão municipal, além de criar espaços públicos destinados ao empreendedorismo de base tecnológica. As iniciativas irão dinamizar a política de desenvolvimento do município.

Imagem noturna de cidade iluminada, mostra ponte acima de duas avenidas e um córrego. Nas laterais, diversos prédios com luzes acesas.
Jundiaí avança na construção do novo ‘Ecossistema de Inovação’

Audiência Pública

A Prefeitura de Jundiaí promove, no dia 29 de abril, a audiência pública para receber as sugestões da sociedade e construir um projeto forte e sólido do novo ‘Ecossistema de Inovação’.

Nesta sexta-feira (16), a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia se reúne com Conselho de Ciência e Tecnologia para apresentar a proposta e o cronograma de trabalho.

A moderna legislação municipal é o primeiro passo em direção ao futuro. “A nova Lei de Inovação está diretamente ligada ao propósito de tornar Jundiaí uma cidade do futuro baseada no tripé de sustentabilidade econômica, social e digital”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

“O momento atual exige tecnologia e já estamos trabalhando para tornar Jundiaí em referência. Certamente, a nova lei contribuirá para os esforços da Prefeitura de transformar Jundiaí em uma cidade inteligente, criando um Ecossistema de Inovação”, detalha Luiz Fernando.

O gestor de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi afirmou que a nova lei comprova o compromisso da gestão em estimular ideias inovadoras. “Ter uma legislação municipal moderna é o primeiro passo para ancorar a construção deste futuro. É um compromisso da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado gerar emprego e renda, e, buscamos inserir a inovação no dia a dia da sociedade, qualificando o sistema público acessado pela população. Queremos Jundiaí como um novo polo de inovação e desenvolvimento tecnológico”, pontuou.

O gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, explica que o intuito é ampliar as possibilidades de apoio e atuação do município para permitir mais investimentos e criar ações e programas de apoio e fomento para o setor, com ampla participação da comunidade.

“Vamos construir uma cultura inovadora e empreendedora, articulando ações para ativar o Ecossistema de Inovação e viabilizar negócios inovadores com alto potencial de crescimento para transformar a economia de Jundiaí e da região”, conclui.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/16/prefeitura-de-jundiai-faz-nova-lei-da-inovacao-e-promove-audiencia-publica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original