Professoras de Jundiaí são premiadas por boas práticas na pandemia
Publicada em 16/04/2021 às 15:33Como resultado do programa Escola Inovadora, três professoras da rede municipal de ensino se destacaram e foram selecionadas pelo “Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia: Adriana Cristina Pereira (EMEB Edward Aleixo), Daniela Schincariol (EMEB Haydee Mojola) Márcia Mendonça de Souza (EMEB Paulo Gonçalves de Melo).
O prêmio, promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Fundação Itaú Social, elegeu 100 vencedores de um total de 700 práticas inscritas. A iniciativa garante visibilidade ao trabalho de professores que, diante dos desafios trazidos pela Covid-19 e pelo ensino remoto, estiveram na linha de frente, comprometidos com a aprendizagem.
A professora Márcia Mendonça foi destaque da região Sudeste pelo trabalho realizado com crianças de 6 meses a 1 ano e meio, que ainda não mexem no celular. Para isso, ela precisou contar com a colaboração dos pais. “Primeiro tive que entender as dificuldades enfrentadas por eles. Para atender a todos com qualidade, optei por fazer atendimentos individuais. Essa ação surtiu um ótimo resultado, criou vínculo com a família. Receber a premiação foi muito gratificante, o reconhecimento do trabalho de toda uma equipe da escola e também dos pais, pois sem a participação de todos não teria sucesso com as práticas”, conta a professora que desenvolveu um trabalho com bastante interação com contação de histórias e gravação de vídeos.
Docente há mais de 20 anos, Daniela Schincariol também atribui o êxito do trabalho desenvolvido à parceria da escola e dos familiares. “O vínculo com o grupo foi importante para ter a boa resposta das famílias, que participaram mesmo que de maneira remota”, explicou. O trabalho desenvolvido por Daniela com os alunos de cinco anos focou no brincar. “A principal linguagem da criança é o brincar, é por meio dela que elas exploram, desenvolvem o autoconhecimento e a aprendizagem fica mais prazerosa e natural”, alega Daniela.
Adriana Pereira conta que, durante uma das formações realizadas pela rede municipal, ouviu uma frase da gestora Vastí Ferrari Marques, que a motivou: ‘não podemos deixar nenhuma criança para trás’. A partir disso, a professora levou as atividades da sala de aula para o virtual. “Sempre fiz dramatizações com os alunos e para me reinventar durante a pandemia, levei essa atividade para o virtual, mas envolvendo as crianças e os pais. Como moro no bairro da escola, mantive todas as normas de segurança sanitária e fui na casa das famílias convidá-los a participar do teatrinho. O prêmio nos mostra que estamos no caminho certo”, pontua.
Escola Inovadora
A Prefeitura de Jundiaí desenvolve, dentro do programa Escola Inovadora, implantado na gestão do prefeito Luiz Fernando Machado, diversas ações e investimentos na formação dos profissionais para que os professores aperfeiçoem suas práticas.
“O compromisso é manter a qualidade do processo educacional, apesar dos desafios trazidos pela pandemia. Superamos a meta do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, porque temos uma equipe escolar comprometida em transmitir conhecimento e colaborar com a formação das nossas crianças, afirma o prefeito.
Para a gestora da Unidade de Educação, o prêmio consolida as práticas desenvolvidas pelas professoras ao enfrentarem o grande desafio do ensino remoto durante o período da pandemia. “É com orgulho que parabenizamos as professoras, que se inovaram e se reinventaram para levar a aprendizagem para esses alunos tão pequenos”, diz Vastí.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo pessoal e Divulgação
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
16/01/2025
Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
31/12/2024
Jundiaí tem mais de 60 crianças estrangeiras na rede municipal de ensino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original