Governo realiza reunião de monitoramento de obras e projetos prioritários

Publicada em 21/04/2021 às 19:00

A Unidade de Gestão de Governo e Finanças realizou na segunda-feira uma reunião virtual com diversas Unidades de Gestão para fazer o monitoramento das obras e projetos prioritários da Administração Municipal de Jundiaí, seguindo modelo de gerenciamento de projetos utilizado pela iniciativa privada.

São mais de 170 obras e ações espalhadas por todas as regiões da cidade que são acompanhadas até que sejam concluídas e entregues à população. Participaram dessa rodada de reunião de plataformas as seguintes Unidades de Gestão: Promoção da Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Assistência de Desenvolvimento Social e Segurança Municipal. A reunião também contou com a participação de técnicos da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, que fazem a fiscalização da execução contratual dessas obras e projetos.

Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi abriu reunião de acompanhamento de obras

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, abriu a reunião reforçando o compromisso da gestão Luiz Fernando Machado de ser eficiente no uso dos recursos públicos e efetiva na entrega dos resultados à população. “Essas reuniões de monitoramento das prioridades servem para avaliar cada cronograma em execução e também para destravar os gargalos. Por isso, é fundamental que a equipe esteja alinhada e saiba como está o andamento detalhado de cada projeto”, destacou Parimoschi. “Essas obras e projetos impactarão diretamente a vida dos moradores e também na qualidade de vida da cidade.”

Um dos pontos abordados pelos gestores é a dificuldade momentânea trazida pela pandemia, de alguns insumos como cimento e ferro, por exemplo, que impactam no custo do projeto. Além disso, estão escassos no mercado. Outro fator importante é o afastamento de funcionários dessas empresas em razão de contaminação pelo coronavírus. A soma desses fatores impactam no andamento e atrasam obras importantes como, por exemplo, a entrega da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia. Com estrutura física construída, a escola aguarda a instalação de guarda-corpo, gradis externos, parte elétrica, elevador e material de segurança ainda. A previsão de entrega, que era 12 de junho, deve ser estendida para agosto, se os materiais forem entregues no novo prazo.

Outras obras também foram impactadas pelos reflexos econômicos da pandemia. É o caso da Emeb Abigahil Alves Fêu Borin, localizada no Eloy Chaves, que ainda não teve início e cujos preços previstos deverão passar por alteração; e, ligada à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, a obra do novo espaço que vai abrigar moradores de rua em situação de alta vulnerabilidade, cuja previsão de entrega foi de maio para agosto.

Na área da Saúde, o gestor da unidade, Tiago Texera, abordou obras finalizadas, como a da UBS Agapeama, e outras com trabalhos adiantados, como as das UBSs São Camilo e o Pronto Atendimento e Clínica da Hortolândia. A última tem previsão de entrega para agosto. Ao todo, a unidade tem 17 projetos em andamento.

Na Unidade de Esporte e Lazer foram discutidas as obras de melhoria das instalações do Bolão, um dos principais equipamentos esportivos de Jundiaí. Os novos vestiários da piscina e a cobertura da arquibancada devem ser entregues em maio. Também foi abordada a construção do vestiário para o campo de futebol no CECE Prof. Helena Cestari, que aguarda parecer da Caixa Econômica Federal para liberação de recurso do governo federal.

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, destacou o início das obras de reforma da Sala Glória Rocha (Centro das Artes), localizado na região central da cidade, cujo projeto de revitalização está em revisão pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente. As obras de implantação de um novo passeio expandido no Complexo Fepasa, em parceria com a inciativa privada, também foi objeto de acompanhamento.

Da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, a gestora Carla Basson trouxe informações técnicas sobre a construção do novo Canil e Inspetoria da Guarda Municipal de Jundiaí, cuja obra será iniciada no Jardim Sarapiranga (Medeiros), bem como a sobre o projeto de construção da nova sede da GMJ, na Av. 14 de Dezembro, que está encerrando as sondagens no terreno para iniciar, após, a licitação das obras.

O total dos projetos em andamento somam mais de R$ 160 milhões em investimentos realizados pela Prefeitura, além de serem responsáveis pela geração de empregos diretos e indiretos num momento delicado da economia do país.

Durante a reunião, foram informados os prazos médios de atraso das obras e atualizadas as datas de entregas, além da porcentagem de andamento de cada projeto. O munícipe que deseja acompanhar essas obras e projetos prioritários podem consultar o Observatório Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/21/governo-realiza-reuniao-de-monitoramento-de-obras-e-projetos-prioritarios/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original