Retrospectiva: Tecnologia e sustentabilidade são destaques em Jundiaí em 2023  

Publicada em 28/12/2023 às 08:00

De olho no futuro, Jundiaí alcançou em 2023 vários reconhecimentos nacionais e internacionais relacionados ao desenvolvimento sustentável e à tecnologia. No ano marcado mundialmente por extremos climáticos, a Terra da Uva mostra que investe em ações para reduzir os impactos e melhorar a qualidade de vida da população.  

“Os reconhecimentos recebidos por Jundiaí neste ano são frutos de trabalho incansável em direção à inovação. O investimento no desenvolvimento tecnológico vem acompanhado de progresso conjunto com setores fundamentais como a Educação e o Meio Ambiente, que atuam, juntos, em prol da melhoria da qualidade de vida na Cidade das Crianças.” destacou o Prefeito Luiz Fernando Machado. 

No ano de 2023, a cidade teve seus esforços direcionados à inovação e tecnologia reconhecidos em duas premiações nacionais: InovaCidade e ANCITI Awards 2023. O primeiro prêmio foi recebido em maio deste ano pelo projeto “Implantação do Software Alertas da Primeira Infância”. A plataforma operada pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) para a Prefeitura ficou entre os 32 vencedores do prêmio InovaCidade, promovido pela Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br). 

Mão segurando o prêmio InovaCidade, que leva as cores roxa e preto.
A implementação do Software “Alertas da primeira infância” garantiu a premiação InovaCidade para Jundiaí

Em novembro, Jundiaí foi premiada pelos seus projetos e soluções digitais, dessa vez no evento Smart Gov Brasil, organizado pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), no Rio de Janeiro. A premiação foi na categoria de Munícipios de até 500 mil habitantes, também com soluções da Cijun.  

Presidente da Anciti no palco, cercado por pessoas sentadas em cadeiras o observando.
Evento ANCITI Awards 2023: Jundiaí recebe reconhecimento pelo segundo ano consecutivo

“O trabalho realizado por Jundiaí em 2023 para se tornar cada vez mais uma cidade mais eficiente e integrada, que oferece agilidade, segurança e serviços de qualidade para os seus cidadãos. Os prêmios recebidos são o reconhecimento que o município merece, e são só a ponta do que está sendo desenvolvido.” destacou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Cidade sustentável  

No cenário da sustentabilidade, Jundiaí se destacou com o projeto “Água e Solo – Tamo Junto”, pela EMEB Irmã Flórida Mestag. O projeto vencedor nacionalmente pelo Prêmio Escolas Sustentáveis, realizado pela empresa e Fundação Santillana e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), foi originado de ação das crianças da unidade escolar, em busca da revitalização de área do bairro, onde hoje está localizado o Parque Urbano do Mato Dentro.  

Prefeito Luiz Fernando, juntamente com Vastí Ferrari Marques e  José Antonio Parimoschi, entregando uma placa de menção honrosa para as crianças da Emeb Flórida Mestag.
Após vencerem a etapa nacional, as crianças receberam uma menção honrosa pelo desempenho do projeto

Na etapa nacional da premiação, a escola enfrentou cerca de 800 projetos inscritos na categoria. O prêmio nacional foi recebido no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília.  

“Uma educação inovadora e desemparedada pensa no futuro do nosso planeta. Para isso, é essencial ter uma educação que pensa para fora das paredes da sala de aula, que pode transformar não só o aprendizado como também o mundo a nossa volta”, comenta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/28/retrospectiva-tecnologia-e-sustentabilidade-sao-destaques-em-jundiai-em-2023/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original