Educadores da Rede Municipal de Jundiaí participam de formação sobre o desenvolvimento da oralidade

Publicada em 22/04/2021 às 18:15

A Unidade de Gestão de Educação, por meio do Departamento de Educação Inclusiva (DEIN), promoveu na tarde desta quinta-feira (22), formação sobre O desenvolvimento da Oralidade, ministrada pela fonoaudióloga, especialista em motricidade orofacial, Rosana Maria Almeida de Oliveira, da Apae Jundiaí. 

Rosana iniciou a explanação lembrando que a linguagem é o principal instrumento de interação social. “O desenvolvimento e aquisição acontece por meio de dois fatores: pelas características individuais da criança e pelas características de seu ambiente. Além dos sinais que a criança apresenta e que devem levantar a atenção dos profissionais”, explicou a fonoaudióloga.

Foram abordados os transtornos fonoaudiológicos mais comuns, assim como sugerir e orientar algumas práticas possíveis de serem realizadas em sala de aula. Os temas abordados foram: atraso no Desenvolvimento da Linguagem (ADL), Consciência Fonológica, Transtorno no Desenvolvimento da Linguagem (TDL), desvio fonoaudiológico, apraxia, gagueira e habilidades auditivas. 

imagem mostra, do lado direito da tela, apresentação de slide sobre um jogo na trilha da consciência fonológica. No canto esquerdo, nove pequenas telas com a imagem dos participantes.
Formação virtual para profissionais que atuam na Educação Inclusiva

Durante o encontro, foram apresentadas as características de cada evento que pode ocorrer na fala das crianças, quais os sinais que os educadores devem ficar atentos e orientações de atividades e ações simples que podem ser usadas para ajudar as crianças no dia a dia.  “São pequenas ações que utilizamos aqui na Apae e que podem ser usadas por vocês”, sugeriu Rosana. 

A coordenadora pedagógica do DEIN, Joyce Rodrigues da Mota Iole, explica que, durante todo o ano, são realizadas formações em colaboração com as instituições parceiras. “Os encontros são realizados a cada 15 dias, com o foco de discutir com os educadores temas relevantes para o cotidiano dos profissionais nas unidades escolares, sempre com o objetivo de potencializar o desenvolvimento dos estudantes”, comenta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/22/educadores-da-rede-municipal-de-jundiai-participam-de-formacao-sobre-o-desenvolvimento-da-oralidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original