CIEMPI recebe visita de pesquisador Gandhy Piorski

Publicada em 05/05/2021 às 13:15

O pesquisador e autor do livro “Brinquedos do Chão”, que compôs a Caixa da Natureza enviada às escolas na ocasião do convite aos educadores para a IV SAP (Semestre de Atualização Pedagógica), Gandhy Piorski, visitou, nesta terça-feira (4), o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisa da Infância (CIEMPI) e foi recebido pela gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques.

Durante a visita, Gandhy conheceu as instalações e eixos de trabalho presentes no CIEMPI. O pesquisador trouxe muitas contribuições em relação aos seus estudos no campo da antropologia do imaginário. “A criança é naturalmente curiosa e seus processos de investigação acontecem com uma profundidade que muitas vezes não conseguimos nos atentar”, comentou Gandhy.

O pesquisador conheceu o prédio histórico, visitou os ateliês e o espaço de uso e reuso criativo que potencializa a criatividade. “O que marcou foi o que ele disse sobre o reuso de materiais, alguns materiais são sobras das indústrias e outros são parte de uma história, de um objeto que se desfez, como a parte da engrenagem de uma máquina, por sua experiência. Ele conta que aqueles que carregam uma memória atraem as crianças de uma maneira singular”, disse Miriam Stefanin Vieira, coordenadora do CIEMPI.

Imagem mostra pessoas em torno de uma mesa com cavaletes de madeira
Gandhy conheceu os ateliês do CIEMPI

Ao entrar no Ateliê Natureza, Gandhy observou os elementos dispostos em grande quantidade, ocupando espaço mais amplo, e disse que neles as crianças se envolvem sem buscar dominar os elementos. Ao observar uma folha de espinafre na lupa digital, mostrou-se maravilhado. No Ateliê do Sabor, o pesquisador participou do planejamento de uma mini horta de PANCs que foi construída durante a vista, por meio do projeto Inova na Horta, da UGE.

“O olhar do Gandhy Piorski é muito importante para esse local onde estamos constituindo como espaço de estudo e pesquisa”, afirma a gestora de Educação, Vastí.

O CIEMPI é o primeiro Centro Internacional, no Brasil, com o objetivo de preservar a memória, pesquisas da infância, patrimônio histórico cultural e imaterial dentro da história da educação no município. Esse é um dos equipamentos integrantes das ações direcionadas para a internacionalização de Jundiaí, promovidas pela gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/05/ciempi-recebe-visita-de-pesquisador-gandhy-piorski/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original